Exposição de trabalhos e apresentações artísticas foram realizadas.

Professores de Ciências Humanas, Língua Portuguesa e Arte das escolas estaduais Marcolino de Barros e Zama Maciel coordenaram uma mostra com seus alunos para celebrar o Dia da Consciência Negra, que é comemorado anualmente no dia 20 de novembro. Exposição de trabalhos e apresentações artísticas foram realizadas para ressaltar a contribuição dos negros na sociedade e para promover a igualdade racial.

O dia 20 de novembro foi escolhido para celebrar o Dia da Consciência Negra por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares (em 1695), um negro nascido no Estado de Alagoas, que comandou durante anos a resistência dos negros contra a escravidão. Naquela época, vivendo em senzalas, os negros sofriam toda a sorte de injustiças, do trabalho escravo aos castigos físicos.

Os tempos são outros, não existe mais escravidão e muitos avanços foram conquistados, mas a desigualdade ainda é grande no país. Os negros são maioria entre os mais pobres, entre os desempregados, têm os menores salários e são os principais agentes e vítimas da violência. Uma realidade para ser lembrada e refletida no Dia da Consciência Negra.

Nas salas de aulas das escolas públicas de Patos de Minas, os professores promoveram debates sobre a realidade dos negros no país e estimularam os estudantes para promover ações no Dia da Consciência Negra. Na Escola Estadual Zama Maciel as apresentações aconteceram na quadra de esportes. Imagens de personagens da história, como Nelson Mandela foram espalhadas no lugar e os alunos se revezaram em apresentações artistas e culturais.

Na Escola Estadual Marcolino de Barros as apresentações dos trabalhos dos estudantes aconteceram no pátio da escola. Um grupo de alunos ficou de mãos amarradas para lembrar o tempo da escravidão.