Estado de Minas Gerais prepara rede de Saúde para vacinação contra covid-19

Para se precaver de possíveis faltas no mercado, Governo de Minas cria Plano de Contingenciamento de Imunização

publicado em 01/09/2020, por Farley Rocha


Imagem Ilustrativa

Quando a vacina contra o coronavírus chegar, Minas Gerais quer estar preparado para recebê-la. Para isso, já foi traçado o Plano de Contingenciamento de Imunização para a covid-19 do Governo de Minas, com objetivo de se precaver para qualquer imprevisto. Em seis meses, o Estado espera se estruturar para aplicação e armazenamento das doses e para dar assistência à população no pós-vacina.

As ações estratégicas adotadas antes mesmo de ter uma vacina aprovada consideram uma possível corrida mundial para a aquisição de insumos referentes ao armazenamento e aplicação do imunobiológico quando for validado, causando um aumento nos preços desses itens e a falta deles no mercado.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

“O objetivo do plano é organizar nossas ações e estratégias para a imunização, abordando as fases de pré-campanha, fase de campanha e pós campanha. O foco, primeiramente, é a fase de pré-campanha, na qual vamos preparar a rede de Saúde de Minas para aquela que pode ser considerada a maior vacinação do planeta”, ressalta o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

Planejamento

“Trata-se de uma fase de planejamento para quando as doses estiverem disponíveis. Estamos trabalhando com uma previsão de que, em seis meses, isso ocorra, por isso, precisamos adequar nossa rede para recebê-las. Fizemos esse plano para que não haja empecilhos nem dificuldades de compras diante da alta demanda que haverá”, comenta Janaína Fonseca, diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

No planejamento estadual, está prevista a compra de seringas, que é um dos insumos que podem faltar quando a vacina estiver disponível. Outro processo de aquisição, que está em avaliação pelo Estado, são os refletores para a Rede de Frio e câmaras de refrigeração para regionais e municípios – usadas no armazenamento das vacinas. Também estão sendo cotados os valores de aluguéis de contêineres para depósito das imunizações. O projeto prevê, ainda, a capacitação de profissionais e o diagnóstico das regionais.

Centros Especializados

Uma das medidas previstas no Plano de Contingenciamento é a implementação de Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) e Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação. Segundo explica Janaína, o Crie é um serviço novo no estado, existente apenas nos municípios de Belo Horizonte e Juiz de Fora.

O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais é o local onde são encontradas vacinas, imunoglobulinas e soros indicados em situações especiais, tais como pessoas com doenças ou condições especiais de saúde e que precisam de vacinas não contempladas no Programa Nacional de Imunizações ou profilaxias pós-exposição a animais e a material biológico. A intenção é estruturar um Crie estadual no Hospital Eduardo de Menezes, que servirá de referência para os demais estados.

Como Belo Horizonte já possui um Crie implantado atualmente, o Estado contará com 15 centros, a partir da definição e implantação desta nova política. Para isso, está em fase de elaboração edital para municípios interessados na implantação dos centros.

De acordo com o documento, a demanda de vacinas para a imunização da população contra a covid-19 deve ser estimada, atentando-se para o quantitativo de doses necessárias para cada grupo prioritário da campanha. Deve-se primar pelo uso consciente, bem como ter disponíveis as vacinas no tempo certo em quantidade e qualidade desejável.

Fonte: Agência Minas

Autor: Farley Rocha Postado em 01/09/2020
Compartilhe:

20 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Na Real | 2 semanas, 6 dias atrás

    O Ovo ainda esta no ... da galinha, e eles já estão querendo fazer compras, para construir uma enorme "Granja"?! Perderam a vergonha mesmo, estamos é no fim do mundo!

    1 4 Responder

  • Tô fora! | 3 semanas atrás

    Tá louco.... passo longe dessa vacina

    1 6 Responder

    E o PT, hein?! - 2 semanas, 6 dias atrás

    Então morre, gado!

    1 3

  • Vai vendo | 3 semanas atrás

    A vacina nem saiu os caras já estão tentando da uma de comprar ou melhor roubar dos vida de gado , governo não pensa em te ajudar ,apenas roubar, roubar e roubar , isso nunca vai mudar, pode crer .

    0 6 Responder

  • Pecuarista | 3 semanas atrás

    Vamos lá gado, vamos lá pra picadinha da salvação mundial, vamos lá: muuuuuuu muuuuuu. Não é pra reclamar ou vai ter punição... :hammer:

    0 9 Responder

  • passaro | 3 semanas atrás

    aaaa que alivio tomara que vem Rapido assim podemos respirar melhor, como deus e bondoso :+1:



    13 0 Responder

  • Leila | 3 semanas atrás

    Apelação barata desse governo!! Não existe vacina que possa ser eficaz e segura em lugar nenhum do mundo até o momento. Existem várias vacinas em testes sim. Mas vamos ter cautela e continuar mantendo medidas de precauções que todos nós já conhecemos.

    1 5 Responder

  • Adorooooo | 3 semanas atrás

    Vem logo, quero viajar

    4 1 Responder

  • Patense | 3 semanas atrás

    Excelente notícia

    2 0 Responder

  • Mortadelas | 3 semanas atrás

    Oh PH, já deu pra perceber torcida do contra não quer nem ouvir falar em vacina, divulga aí quantos morreram de ontem pra hj pra ver se ficam felizes.

    6 0 Responder

  • cabanãopandemia 3 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 100 votos negativos a mais que os positivos.

    Mais doido ainda - 3 semanas atrás

    Fala isso não cara vc é louco!? Tem que comprar um pouco de pinga também

    0 0

    Falta do que fazer - 3 semanas atrás

    Na hora de receber o benefício pra quem realmente precisa não é fora bozo não né?? Não dou conta desse tipo de mané não.

    2 0

  • jurado | 3 semanas atrás

    nem vacina existe ainda e este fantoche de governo solta uma nota destas.

    17 74 Responder

  • Vacina Utópica | 3 semanas atrás

    Quando a vacina que nem testada e aprovada ainda não foi, chegar! Se cuidem a pandemia ainda está a todo vapor!

    25 11 Responder

  • Leandro | 3 semanas atrás

    Nem precisa, o gado prefere cloroquina e ozônio no furico

    27 71 Responder

    ( . ) ( . ) - 3 semanas atrás

    Achava que a turma do ele não q gostava de trem no furico

    3 1

    Tu usa? - 3 semanas atrás

    Receita de uso próprio seu né?

    2 0

    Vai lá jumento - 3 semanas atrás

    Vai lá jumento é leva sua família para vacinar, mas pede para aplicar no C. Afinal seu couro é duro.

    0 0

  • Terezinha | 3 semanas atrás

    Que devaneio deste estado ......

    3 33 Responder

carregar mais comentários