Especialista em ensino de astronomia registra passagem de cometa no céu de Patos de Minas

O corpo celeste de coloração esverdeada foi descoberto recentemente.

publicado em 25/04/2020, por Farley Rocha


O cometa possui a cor esverdeada e é possível perceber a cauda. 

O Especialista em Ensino de Astronomia e Diretor do Observatório Dumont, Gilberto Dumont,  registrou na madrugada deste sábado (25) no céu de Patos de Minas a passagem do Cometa C/2020 F8 (SWAN). O registro foi feito do bairro Novo Horizonte, por volta das 4h40. O corpo celeste que possui uma coloração esverdeada foi descoberto recentemente.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

De acordo com Gilberto Dumont, este cometa foi descoberto em 11 de abril de 2020 pelo astrônomo amador Michael Mattiazzo (Austrália). “O C/2020 F8 tem garantido um espetáculo deslumbrante aos aficcionados pela astronomia”, destacou. Ele foi descoberto ocasionalmente ao analisar as imagens da camera SWAN (Solar Wind Anisotropies) do Observatório Solar e Heliosférico da NASA (SOHO).

O cometa passa a uma distância estimada de 0,8 Unidades Astronômicas, 130 milhões de quilômetros da Terra. Ele já apresenta um brilho considerável, porém sendo visível somente com auxílio de telescópios com tubos acima de 150 mm de diâmetro. O C/2020 está percorrendo seu caminho em torno do Sol na região leste do céu, abaixo da estrela Formalhaut (Constelação do Escultor), antes do amanhecer.

Segundo especialista, se tudo ocorrer dentro do esperado, no início de maio, o cometa apresentará brilho suficiente para ser visto à olho nu, acima do horizonte leste, antes do amanhecer. Porém ressalta-se a possibilidade de desintegração do cometa durante sua aproximação do periélio (distância mais próxima do Sol).

Gilberto Dumont explicou que a foto foi registrada por volta das 4h40 no Bairro Novo Horizonte, em Patos de Minas, com um telescópio de 200mm e uma câmera fotográfica Canon em foco primário (acoplada na ocular do telescópio). Ele explicou que um cometa é formado por rocha, gases congelados e poeira. A coloração verde se deve aos gases de sua composição, que refletem a luz solar neste espectro de cor. Uma pequena cauda pode ser observada e é ocasionada pela dispersão da poeira e do gás pelas ondas emitidas pelo Sol, que dispersa as partículas no sentido contrário. Para fazer o registro não foi fácil. “Atravessei a noite”, concluiu.

Autor: Farley Rocha Postado em 25/04/2020
Compartilhe:

9 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Frouxo | 1 mês, 1 semana atrás

    Tomara que esse cometa acabe com o COVID e ajude a resolver os problemas da economia brasileira... ou talvez leve os vereadores de Patos pra dar uma volta por aí com Ele.

    3 0 Responder

  • Roberto 1 mês, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

  • INVESTIGADOR | 1 mês, 1 semana atrás

    :alien: DIA 29 ELE VAI PASSAR MAIS PROXIMO DA TERRA E TODOS VÃO CONSEGUIR VER TRANQUILOS

    10 11 Responder

  • Débora | 1 mês, 1 semana atrás

    Parabéns!!!! Ótima iniciativa e é muito bom termos um patense que nos deixa informados sobre esses acontecimentos. A astronomia é uma ciência fascinante e de tirar o sono ????

    35 12 Responder

  • Riala Mafon | 1 mês, 1 semana atrás

    Parabéns ao nosso astrônomo, muito bonito o cometa.

    45 11 Responder

  • Fabio | 1 mês, 1 semana atrás

    Lanterna Verde.... :grimacing:

    22 15 Responder

  • Alguem | 1 mês, 1 semana atrás

    Muito bom,amoooo astronomia,só não tenho condição pra ver????

    31 11 Responder

  • Cláudio | 1 mês, 1 semana atrás

    Astronomia é fascinante. Parabéns pelo registro e persistência.

    55 11 Responder

  • Felipe 1 mês, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.