É cada vez maior o número de pessoas obesas no mundo. Quando o acumulo de gordura no corpo ultrapassa em 50 quilos o peso ideal e acentua o risco de doenças relacionadas ao excesso de peso, ele passa a ser chamado de “Obesidade Mórbida”.  O problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo é a segunda maior causa de morte evitável, perdendo apenas para os acidentes de trânsito.

A Obesidade Mórbida é provocada por diferentes fatores, como predisposição genética, desordens glandulares ou gastrintestinais, alterações nervosas e psicológicas, equivocas na dieta, como comer em excesso, consumo elevado de açúcares e gorduras e mastigação rápida e falta de exercícios físicos.

A Obesidade Mórbida, além de reduzir significativamente a qualidade de vida, também provoca outras doenças como Diabetes, Hipertensão Arterial, problemas nas articulações, complicações cardíacadas, Apneia do Sono, infertilidade, Trombose e Depressão. A maioria dessas doenças não tem cura.

O tratamento da obesidade mórbida é feito por meio de processo cirúrgico, com a redução do tamanho do estômago. Especialista em cirurgia geral, cirurgia videolaparoscópica e coloproctologia, o médico Renato Azevedo Guimarães explica que o procedimento cirúrgico depende da avaliação de uma equipe multidisciplinar. Segundo ele, o Hospital Vera Cruz dispõe deste serviço para a população.

Os especialistas explicam que tomar bastante água pura durante o dia, fazer atividades físicas regularmente, evitar o consumo excessivo de alimentos artificiais, comer devagar e moderadamente, não ingerir líquidos durante a refeição e estabelecer horários regulares para alimentação são cuidados básicos não só para combater a obesidade, mas também para manter o peso ideal.

O Hospital Vera Cruz mantém convênios com Unimed, Ipsemg, Faserv, Vitallis, Bradesco Empresarial, Polícia Militar, Vivamed, Cassi, Cemig Saúde, Saúde Caixa,  DB, Postal Saúde,Promed, Copass Saúde, Votorantim, Previminas, ASSEC – Cemil, Advice, AMIL, GEAP, Terrena, Assefaz, Protection, AXA, AMMP – Saúde, Bradesco Individual, AMAGIS, CISALP, Clínica VITAL, SESI.

Autor: Maurício Rocha