Espaço criado para receber pacientes com Dengue tem movimentação intensa no CIAS

O ambiente de atendimento foi criado para dar mais conforto aos pacientes e para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento.

publicado em 08/05/2019, por Maurício Rocha


A sala de hidratação funciona junto ao Centro Integrado de Atendimento de Saúde.

Com a cidade de Patos de Minas enfrentando uma das maiores epidemias de Dengue da história, com quase 3 mil casos notificados e mais de 700 confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu criar um espaço exclusivo para atender as vítimas da doença. A sala de hidratação funciona junto ao Centro Integrado de Atendimento de Saúde.

O ambiente de atendimento foi criado para dar mais conforto aos pacientes e para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento. No CIAS, as pessoas com sintomas da Dengue recebem medicação, são hidratadas e orientadas para continuar os cuidados em casa. O tratamento para os sintomas da doença é feito a base de líquidos, que além de água, podem ser sucos, chás e até mesmo soro caseiro, em uma média de três a quatro litros por dia.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Os pacientes que recebem atendimentos no CIAS são encaminhados pela UPA, mas também tem portas abertas. A enfermeira Rosinei Alcântara explica que as pessoas que apresentem sintomas da Dengue, como febre alta, dores nas juntas, atrás dos olhos, dor de cabeça, manchas e erupções na pele podem procurar diretamente o Centro Clínico do Unipam, que fica na avenida Marabá.

Além de providenciar atendimento adequado aos pacientes, os órgãos de saúde continuam intensificando o combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Nessa terça-feira (07), o carro Fumacê começou a circular pelos pontos mais críticos da cidade, aplicando inseticida. Os moradores devem deixar portas e janelas abertas.

Até a manhã dessa terça-feira, Patos de Minas contabiliza 2.770 casos notificados de Dengue com mais de 700 confirmados. Duas mortes estão sendo investigadas. A população deve continuar eliminando os criadouros do Aedes Aegypti, que na maioria dos casos, estão dentro das residências. 

Imagens atualizado em 08/05/2019 • 6 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 08/05/2019
Compartilhe:

7 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Marcela | 5 meses, 2 semanas atrás

    VERGONHA. ESTA CIDADE ESTÁ UM VERDADEIRO LIXÃO A CÉU ABERTO. AS AUTORIDADES DEVERIAM PROCESSAR CRIMINALMENTE O PREFEITO E ESTES BANDOS DE VEREADORES, QUE NÃO FISCALIZAM NADA.

    19 2 Responder

    Realidade - 5 meses, 2 semanas atrás

    ENGRACADO... EU JA ACHO É QUE TDS DEVIAM É CRIAR VERGONHA NA CARA E PARAR DE JOGAR LIXO O DE NAO DEVE E TAMBÉM COMECAR A MEXER O TRASEIRO E AJUDAR... É UM DESAFORO SO FICAR PROCURANDO CULPADOS E NAO MOVER UM DEDINHO PRA AJUDAR.

    9 0

  • Na Real | 5 meses, 2 semanas atrás

    Este é o Brasil! Depois da porta arrombada, poem a tranca, depois que a barragem arrebentar, é que vão lá pra avisar que a desgraça, vai acontecer!!! E quem é que tinha de se responsabilizar, é quem diz que não tinha esta informação!

    8 2 Responder

  • Lagoense Feliz 5 meses, 2 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    Marcela - 5 meses, 2 semanas atrás

    Eu até acredito, que alguns sim. Porém a cidade de Patos tá um lixão a céu aberto e as autoridades nem aí. Está é a verdade

    9 3

    Paula - 5 meses, 2 semanas atrás

    Penso que vc fala isso pq nao sentiu os sintomas,tomara que nem sinta,mas caso acontecer volta aqui e nos conta se o povo realmente está atrás de atestado.

    22 0

  • Observador | 5 meses, 2 semanas atrás

    Ou tá pra nascer um ser.mais nogento do esse tal de lagoense feliz, vai ser podre Na minha modesta opinião ........ que trem nogento encontre oitro modo de falar saco.

    2 0 Responder