Sílvia Amélia morou em Patos de Minas dos 2 aos 18 anos e considera aqui sua terra natal.

A escritora Sílvia Amélia de Araújo lança nesta terça-feira (26) a primeira obra da carreira: “No meio do caminho”. O livro é uma reunião de 13 crônicas sobre pessoas com quem a escritora conversou uma única vez na vida. As histórias aconteceram enquanto ela viajava dentro de um ônibus, táxi ou metrô, ou no saguão de espera de uma rodoviária, enfim, no meio do caminho entre um lugar e outro. Uma das crônicas se passa em Patos e outra em um ônibus a caminho da Capital do Milho.

O livro será lançado nos dias 26 de junho (nesta terça) e no dia 04 de julho (quarta) no Bar & Restaurante Armazém, às 19 horas, Rua Doutor Marcolino, Centro. O valor é de apenas R$15,00. Sílvia Amélia morou em Patos de Minas dos 2 aos 18 anos e considera aqui sua terra natal já que não tem lembranças de Poços de Caldas, onde nasceu. Toda a sua família é patense.

Aos 18, ela se mudou para Belo Horizonte para estudar jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Viveu 10 anos na capital mineira e depois foi para São Paulo, onde trabalhou na Editora Abril. Morando há quase quatro anos na Cidade de Goiás (Goiás Velho), Sílvia Amélia ganhou um prêmio de 20 mil reais e com ele pode publicar o livro. O prêmio foi oferecido por um edital de literatura mantido pelo Fundo de Arte e Cultura do Governo de Goiás.

O projeto do livro foi todo pensado para atender a qualquer tipo de leitor, incluindo novos leitores adultos, até mesmo pessoas que nunca leram um livro literário. Um terço da tiragem será distribuído no estado de Goiás para alunos de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O restante será vendido pela autora pelo preço popular de R$15,00 para pessoas de todo Brasil.

"No meio do caminho" tem um formato um pouco maior do que o convencional e fonte em tamanho também um pouco maior. O papel e a diagramação foram escolhidos com cuidado para facilitar a leitura de novos leitores que não estão adaptados às letras miúdas da maioria dos livros.

A linguagem dos textos é bem simples e acessível, e os temas são os mais diversos. Amor e desamor, morte de pessoa querida, retomada dos estudos, maternidade e paternidade são alguns dos assuntos que são retratadas nos diálogos das crônicas.

A escritora já possui outro trabalho em vista. Ainda em 2018, Sílvia Amélia vai lançar o livro "Álbum de histórias". Este trará causos de família. O recurso para sua publicação foi levantado com uma campanha de crowdfunding na plataforma Catarse. Amigos reais e virtuais contribuíram para que ela realizasse este projeto.

Sílvia Amélia é também produtora do longa-metragem Terra e Luz, dirigido pelo seu marido e professor do curso de Cinema do Instituto Federal de Goiás, Renné França. Terra e Luz, um filme de terror pós apocalíptico com vampiros, foi feito sem nenhum financiamento, todo gravado de dia no cerrado goiano. O filme estreou no festival de Tiradentes em janeiro de 2017 e ganhou o Fantaspoa, maior festival de cinema fantástico da América Latina, dentre outros prêmios.

Sílvia Amélia tem 37 anos e está iniciando duas carreiras, de produtora de cinema e, especialmente, de escritora. Pode falar sobre o lançamento de seu primeiro livro "No Meio do Caminho" (que tem a particularidade de atender também a novos leitores) e sobre os desafios de se dedicar profissionalmente à área da arte e da cultura.