Escritor patense lançará livro sobre Distrito devastado por ruptura de barragem de Mineradora

A pesquisa trata das origens de Bento Rodrigues que foi destruído pela lama da mineradora Samarco em Mariana.

publicado em 02/07/2018, por Farley Rocha


José Eduardo de Oliveira - Escritor patense.

O escritor patense José Eduardo de Oliveira lançará no próximo dia 6 de julho (sexta-feira), um livro sobre o distrito de Bento Rodrigues. O livro “Bento Rodrigues: trajetória e tragédia de um distrito do ouro” foi editado pela Editora Legraphar de Ouro Preto e será lançado às 20h30min no Bar e Restaurante Armazém, Rua Doutor Marcolino, 113 – Centro.  O preço de cada exemplar será R$ 20,00.

No dia 5 de novembro de 2015, uma barragem da mineradora Samarco em Mariana se rompeu e além de deixar 19 mortos e centenas de desabrigados, destruiu pela lama de rejeitos de minério de ferro o subdistrito Bento Rodrigues e afetou inúmeras localidades e o Rio Doce, desde o Rio Gualaxo do Norte deixando um rastro de destruição no leito do rio, na flora e na fauna até ao Oceano Atlântico, inclusive.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

No livro, o autor pesquisou as origens do distrito de Bento Rodrigues e sua trajetória na visão de alguns viajantes que visitaram a localidade desde suas origens até ao século XIX.

José Eduardo de Oliveira nasceu em Patos de Minas é Licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professor de História, autor do livro, “15 anos em defesa dos bancários: A história do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região” (2004) e coautor juntamente com Antônio de Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva, do livro “Uma história de exercício da democracia: 140 anos do legislativo patense.” (2006).

O livro fala sobre a tragédia que destruiu o distrito de Bento Rodrigues.
Autor: Farley Rocha Postado em 02/07/2018
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Eliana | 1 ano, 4 meses atrás

    Parabéns, Eduardo! Seu livro deve ser muito interessante! Grande professor!

    9 0 Responder

  • catedrático | 1 ano, 4 meses atrás

    gostaria que resgatassem a historia de patos .

    6 2 Responder

    APP - 1 ano, 4 meses atrás

    Sugiro a leitura do ótimo livro "Colégio Estadual de Patos de Minas", de autoria do Altamir Fernandes.

    5 1

    catedrático - 1 ano, 4 meses atrás

    vou procurar e ler .grato APP.

    0 1