Foi definido o início das aulas da rede municipal para o dia 05 de fevereiro. ( Foto: Ascom Prefeitura Municipal )

Já está definido o início das aulas para os estudantes de escolas públicas de Patos de Minas. E diferentemente de outros anos, a rede municipal e estadual seguirão calendários distintos. As aulas para os estudantes das Escolas Municipais de Patos de Minas vão começar no dia 5 de fevereiro. Enquanto os alunos da rede estadual só começam os estudos depois do carnaval.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) definiu que o ano escolar na rede estadual terá início no dia 15 de fevereiro, após o feriado de carnaval, com o retorno dos professores às atividades de planejamento pedagógico na escola. O ano letivo, ou seja, início das aulas será no dia 19 de fevereiro, com a volta às aulas, e termina no dia 18 de dezembro.

De acordo com a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, a reorganização do calendário escolar visa otimizar os processos de distribuição de turmas e cargos nas escolas e outras medidas necessárias para garantir um início das atividades com mais tranquilidade nas unidades escolares, sem a interrupção que ocorreria com o recesso de carnaval. “Dessa forma, iniciamos o ano escolar efetivamente após o feriado, sem nenhum prejuízo no cumprimento dos 200 dias letivos e da carga horária anual dos estudantes”, explica. O recesso do mês de julho será de 16 a 27/07. Já a tradicional “semana do professor” de outubro será de 15 a 19/10.

Nas 15 escolas municipais, tanto do perímetro urbano quando na zona rural, os professores voltam às escolas para planejar nos dias 01 e 02 de fevereiro e as aulas começam no dia 5.