Diversas apresentações marcaram a Semana da Literatura na Escola Américo Alves em Lagamar.

Concebendo a leitura como a porta de acesso ao desenvolvimento de habilidades importantes em uma sociedade letrada e tendo a certeza de que a instituição escolar tem o compromisso de promover o incentivo a essa prática tão relevante, a Escola Estadual Américo Alves, da cidade de Lagamar, no Noroeste de Minas Gerais, realizou entre os dias 08 e 12 de julho, a “Semana de Literatura”. Com práticas diversificadas e lúdicas, esse projeto propiciou o contato efetivo dos alunos com obras literárias clássicas e contemporâneas.

A culminância do projeto aconteceu nesta sexta-feira (12), contando com a presença de alunos, funcionários e pessoas da comunidade escolar. O evento foi marcado pelo lançamento da 3ª edição do jornal estudantil “Américo Alves em destaque”, jornal escrito e revisado por uma equipe de alunos e de professores da instituição.

Durante o cerimonial, foi realizado também o lançamento do livro “Não Confunda” cujas produções foram feitas pelos alunos em oficina de leitura da obra “Não confunda” de Eva Furnari. Houve, ainda, a premiação dos leitores mais assíduos da biblioteca escolar.

O evento teve seu ápice com a Mostra Literária preparada por alunos e professores. Nessa atividade, cada turma, com seu coordenador, homenageou um autor e uma obra literária, organizando salas temáticas com apresentações diversificadas, lúdicas, atrativas e prazerosas.

Com criatividade e desenvoltura, foram feitas exposições sobre clássicos de Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Lewis Carrol, Gil Vicente, Machado de Assis, dentre outros. Foram realizadas também reflexões sobre os textos de dramaturgos como Ariano Suassuna e Maria Clara Machado e, ainda, sobre obras contemporâneas como “Malala” e “A Moça Tecelã”.

Dessa maneira, com o gostinho dos bolinhos de chuva da tia Anastácia, entregues em uma das salas temáticas, os alunos da Américo Alves encerram o semestre letivo sensibilizados pela importância da leitura e da literatura. Os estudantes foram para suas casas cientes do quanto literatura e realidade podem dialogar, pois puderam perceber que uma das finalidades da literatura é promover reflexões sobre a própria vida.