Alguns estudantes mostraram seu talento tocando e cantando “modões” de viola.

A Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz realizou, na manhã desta quarta-feira (05), a comemoração do aniversário de 30 anos de sua implantação em Patos de Minas. Atualmente, com cerca de 300 alunos, que estudam em período integral, a instituição oferece os cursos médio e técnico em agropecuária.

Para comemorar o aniversário da escola, a equipe diretiva e professores desenvolveram diversos projetos. O olhar diferenciado e poético da escola foi trabalhado interdisciplinarmente pelas professoras de Português, Inglês e Arte. Na exposição “Ser Escola Agrícola é Top”, os alunos retrataram os vários ambientes do colégio e do contexto agrícola em que estão inseridos, fizeram fotos legendas bilíngues (português/inglês) e emolduraram seus trabalhos.

O resultado das criações é uma mostra com cerca de 40 fotografias, que são uma verdadeira declaração de amor pelo educandário. Também houve a exposição “Faz brotar produtividade”, em que os alunos mostraram sua criatividade no desenho de um cavalo. O jornalista Edvar Santos foi aluno da primeira turma da Escola Agrícola e contou como foi estudar na instituição. Alguns estudantes mostraram seu talento tocando e cantando “modões” de viola, mantendo a tradição da música sertaneja raiz e envolvendo todos os presentes na cultura caipira.

O diretor Márcio Milano da Rocha abriu as comemorações ressaltando a importância da escola agrícola em Patos de Minas. “A vocação de nossa região é a agropecuária e preparar jovens que gostam da terra, que vivem no campo ou querem seguir carreira no Agronegócio é muito gratificante”, ressaltou. Segundo ele, a escola faz aniversário no dia 24 de maio, mas como todos estavam envolvidos com o Desfile Estudantil e o projeto de sustentabilidade, só foi possível fazer uma comemoração nesta data. A escola também apresentou para os alunos o patrono da instituição, Afonso Queiroz, que foi uma liderança rural importante para a cidade de Patos de Minas, contribuindo inclusive para a implantação da Coopatos e de Associações de Produtores Rurais.

As comemorações foram encerradas com o tradicional “Parabéns” e o plantio de mudas de árvore, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.