Escassez de chuvas em pleno Janeiro danifica lavouras e preocupa agricultores

As lavouras de milho, por exemplo, que cobrem centenas de hectares na região sofrem com a estiagem.

publicado em 15/01/2015,


As folhas enroladas são o sinal de que a planta sofre com o sol forte e a falta de chuva.

O mês de Janeiro é marcado por chuvas e temperaturas elevadas em toda a região. É o clima ideal para o cultivo das mais diferentes culturas. Mas 2015 começou diferente para os agricultores da região. A escassez de chuvas em pleno mês de Janeiro tem prejudicado o desenvolvimento das mais diferentes culturas.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

A dona de casa que faz compras nos sacolões sente no bolso os efeitos da estiagem prolongada. Além de encontrar produtos com qualidade inferior, os preços estão mais altos do que normalmente ocorre nesta época. As folhas são as que mais sofrem. A couve não se desenvolve e fica toda pintada.

E o problema vai muito além da produção de frutas e verduras. As lavouras de milho, por exemplo, que cobrem centenas de hectares na região sofrem com a estiagem. As folhas enroladas são o sinal de que a planta sofre com o sol forte. A falta de chuvas pode comprometer todo o desempenho da produção.

Imagens atualizado em 15/01/2015 • 7 fotos

Sem chuva as plantas não se desenvolvem e a produção acaba sendo menor. O tamanho do prejuízo vai depender do comportamento do clima nos próximos dias. O repórter Edvar Santos e o cinegrafista Jardel Galvão percorreram o município de Patos de minas e registraram a preocupação dos produtores. A reportagem vai ao ar neste sábado, às 18h30, no Programa Chão das Gerais veiculado pela NTV.

Com relação à estiagem, as notícias da meteorologia não são das mais animadoras para os agricultores. De acordo com o Climatempo, a previsão é de pouca chuva para os próximos dias e de temperaturas elevadas.

Autor: Maurício Rocha

Postado em 15/01/2015
Compartilhe:

26 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Cebola | 5 anos, 8 meses atrás

    TÁ AÍ O RESULTADO DOS DESMATAMENTOS, O PESSOAL ACHA QUE É SÓ DESMATAR PARA POR GADO, ESSES GAÚCHOS QUE TEM AÍ DESMATAM CINCO MIL, DEZ MIL HECTARES, SUGAM OS RECURSOS HÍDRICOS TODOS PARA IRRIGAR AS LAVOURAS, TODOS VISANDO OS LUCROS DAS EXPORTAÇÕES, ACABAM COM A NOSSA NATUREZA, SÓ PENSANDO EM DINHEIRO. DAQUI ALGUM TEMPO, VÃO FICAR ESSES DESERTOS DE FAZENDAS, SEM UMA ÁRVORE, SEM NEM UM CÓRREGO, ONDE NEM CALANGO SOBREVIVE.

    20 5 Responder

    Ronaldo - 5 anos, 8 meses atrás

    Procurem saber, onde a água é mais desperdiçada? Nas fazendas ou na cidade? E só um detalhe, a água da fazenda é utilizada in natura, e a da cidade? gastam milhões no tratamento para depois ser mais de 50% desperdiçada, e na fazenda? estão irrigando plantas que vão alimentar você e sua família.

    6 5

  • Ouçam a ciência | 5 anos, 8 meses atrás

    A pergunta que não quer calar. Por que o clima está tão estranha e mudado? Por que está chovendo tão pouco em nossa região? Os maiores cientistas do mundo já vem avisando que o planeta corre perigo devido ao aquecimento global e aos desmatamentos (tudo obra do homem visando aumento da riqueza a qualquer custo). Com o desmatamento da Amazônia ao longo do tempo, neste período do ano, o corredor de umidade que antes era formado e chegava até nossa região, já não tem força suficiente para trazer nuvens carregadas até aqui. Resultado: daqui pra frente, vamos viver o que os nordestinos já vivem ha 50 anos no semi-árido. Sugestão: nossa região foi totalmente desmatada. Não existe praticamente mata nativa (cerrado) na região sudeste. Será que não deveria ser exigido de quem desmatou todo o cerrado (e ganhou muito dinheiro com a agricultura e pecuária nos últimos anos) reflorestar boa parte de suas imensos quinhões de terra? E tem muita família ainda que lava calçada e rua com agua diariamente na cidade. Uma vergonha e falta de civilidade. As crianças pequenas na escola estão ensinando aos pais a economizar água, porque do contrário...

    17 2 Responder

  • REFLEXOS DA PRODUÇÃO BAIXA | 5 anos, 8 meses atrás

    É difícil no Brasil desenvolver e alcançar bons resultados em safras, e, com a escassez de chuvas mais difícil ainda se torna. Com isso a cada ano muitos desanimam e desestimulam a continuidade da produção de grãos, afetando sobremaneira a economia local e em escala. Poucos grãos na produção a serem ofertados ao comércio fazem o preço subir. Ainda tem aqueles que fazem estoques para ganhar em cima depois. comprando milho agora para depois revender ganhando em cima, uma verdadeira corrida contra o tempo. Mas como as chuvas chegarão e em breve isso ai será minimizado e queiramos que nosso agricultores não parem de produzir grãos, porque na cidade tem muita gente que não produz e só consome, uma hora vai dar problema, precisamos produzir qualquer alimento para minimizar no futuro a escassez de alimentos que sobrevirá sobre nós. Vamos preparar agora a terra e plantar para colher bons frutos depois.

    14 4 Responder

    Severino - 5 anos, 8 meses atrás

    Concordo com você quanto ao problema de escassez de chuvas, mas não me venha com essa história de BAIXA PRODUÇÃO. Segundo a CONAB - 2.014 - houve um AUMENTO de 2,6% ou o equivalente a 4,9 milhões de toneladas ACIMA DA SAFRA PASSADA .

    2 0

    O PROFETA - 5 anos, 8 meses atrás

    TINHA SAÍDO MATÉRIA SOBRE A SECA QUE ASSOLA O RIO PARANAÍBA E O DESPERDÍCIO DE ÁGUA, EU DISSE AQUI QUE AS PESSOAS DEVERIAM JUNTAR (ACUMULAR) A ÁGUA DA CHUVA PARA USO, EU FUI IMENSAMENTE CRITICADO, QUEIRA DEUS QUE AS CHUVAS NÃO TARDEM A RETORNAR, E OS QUE ME CRITICARAM PENSEM NO FUTURO QUE JÁ MOSTRANDO SINAIS NA NATUREZA. BOA SORTE.

    9 0

  • Daniel | 5 anos, 8 meses atrás

    Vamos todos unir e plantar novas árvores! A situação é preocupante, já penso no futuro da minha pequena filha! Quando chover compra um barril de 50 litros e capta a agua da chuva para lavar passeio essas coisas. É hora de mudar meu povo!

    10 1 Responder

  • Gão | 5 anos, 8 meses atrás

    Essa estiagem é culpa do Pedro Lucas.



    9 8 Responder

    Batata - 5 anos, 8 meses atrás

    CONCORDO! KKKKKKKKKKKK

    4 4

  • Chatonilda | 5 anos, 8 meses atrás

    To preocupada com esse 2015 crise financeira no pais + falta d"agua + prefeito ruim= a todo mundo disisperado. triste realidade

    9 6 Responder

    didina - 5 anos, 8 meses atrás

    Chatonilda você se esqueceu do principal: petrolão = corrupção= PT= realidade do nosso país

    7 3

  • Hidrovida Hidropônicos | 5 anos, 8 meses atrás

    Quem desejar encontrar alimentos de qualidade nessa em qualquer estação do ano, vá até Hidroviva Alimentos Hidropônicos. Situada a R Plutão 84 Jd Andradas (perto da Upa 2). Alface, rucula, couve, cebolinha e salsinha. A Hidroponia é em estufa fechada e suspensa, livre de insetos e agrotóxicos.

    9 3 Responder

    Maria Jose - 5 anos, 7 meses atrás

    Compro sempre na Hidroviva. Os produtos são excelentes. Comprava alface e rúcula nas feiras e sacolões da cidade, mas sempre insatisfeita porque desperdiçava a maioria das folhas. Já aconteceu de aproveitar somente 3 folhas de um pé de alface. Já a alface hidropônica da Hidroviva além de não conter agrotóxico, se aproveita de todas as folhas. Folhas limpas e com cores vibrantes por ser na água. Eu indico. Quem quiser conhecer fica perto da UPA nova.

    0 0

  • Alfinete | 5 anos, 8 meses atrás

    Pra mim a raiz das causas do aquecimento global é o aumento da população humana mundial, com isso vem o aumento da poluição, desmatamento para que novas áreas sejam cultiváveis, alto consumo de água, etc. Antes a população era controlada naturalmente por conflitos, doenças, pragas, hoje com o mundo mais civilizado e a medicina avançada já não morre muita gente por estes motivos, então temos que pensar primeiro numa politica de controle de natalidade depois nas causas secundárias!

    8 2 Responder

    lks - 5 anos, 8 meses atrás

    concordo com vc o ser humano saiu da cadeia alimentar e isso causou um grande impacto no ecossistema mundial..

    6 0

    Jose - 5 anos, 8 meses atrás

    Aquecimento global é um fenômeno natural, mas o ser humano esta acelerando ele. No nosso caso aqui o grande problema é o desmatamento da amazônia, que esta afetando o índice de chuvas no sudeste.

    2 0

  • Édio Batista da Fonseca | 5 anos, 8 meses atrás

    Não precisa ser cientista para fazer a seguinte pergunta- porque o clima está mudando tanto no Brasil e no mundo /? a resposta é muito simples o desmatamento desenfreado de nossas florestas principalmente na amazônia, a poluição causada pelos veículos automotores tudo isso interfere e muito no clima- se não tomarmos consciência e agirmos com novas tecnologias que possam diminuir estes impactos teremos muito breve temperaturas que serão insuportáveis para o ser humano,o que causará grande impacto na produção de alimentos...........

    8 0 Responder

  • Culpa da Dilma | 5 anos, 8 meses atrás

    A Dilma mandou as empresas hidrelétricas usarem toda a água de uma vez antes das eleições, para baratear momentaneamente as contas de energias e ganhar votos. Só que agora acabou a água, as represas estão vazias, falta água para irrigação. E quem paga a conta são os seus eleitores e não eleitores. Vem aí aumento na energia e nos preços dos alimentos.



    7 5 Responder

  • UM PEDIDO A TODOS | 5 anos, 8 meses atrás

    Estamos vendo diariamente nos jornais a escassez de água em quase todo Brasil. Nossa região não está diferente, clima acima do normal, a estiagem prejudicando todas as plantações, compras no supermercado cada vez mais caro, esses são alguns exemplos da falta que faz esse bem natural que Deus nos deu. Gostaria de fazer este apelo a toda população: ECONOMIZEM ÁGUA, evite lavar passeios, carros, arrumar vazamento nas torneiras, diminuir o tempo de banho, são algunhas ações que podemos realizar para amenizar este tão grande problema. A TODOS AINDA QUE ESTÃO ESPERDIÇANDO ÁGUA DIGO O SEGUINTE...seus FILHOS, seus NETOS, seus FAMILIARES...AS GERAÇÕES FUTURAS, não sobreviveram sem este precioso bem que Deus nos dá de graça. PENSE NISSO E ECONOMIZE. Obrigado a todos de bom coração.

    5 0 Responder

  • J Junior | 5 anos, 8 meses atrás

    Se os Governantes nao controlar a consumo de Agua tais como irrigaçoes em grande volumes, nossa regiao vai virar um nordeste, so DEUS pra dar um jeito mandar chuva em grande escala, rezar para Sao Pedro resolver abrir as torneiras com vontade, que DEUS nos proteja.

    4 1 Responder

    Nordeste - 5 anos, 8 meses atrás

    Realmente a nossa região pode se tornar que nem o norte de Minas pois o Nordeste tem problemas de chuva só no sertão e isso não se aprende só nos livros basta visita-lo.

    2 0

  • the*dog | 5 anos, 8 meses atrás

    Sei que vou levar pancada aqui de tudo quanto é lado. Mas, vamos lá: O Aquecimento Global é uma farsa!!! Aliás, ele existe sim, mas não é causado pelo homem. O Aquecimento Global é um processo natural. Não acreditem em tudo que vocês ouvem da mídia, dos professores e do governo (ou no mínimo, duvidem). Nem todos os climatologistas acreditam no Aquecimento Global. Assistam ao documentário A Grande Farsa do Aquecimento Global. Nele, pesquisadores derrubam toda a argumentação ambientalista de que somos os grandes monstros na face da terra. O documentário é apenas uma introdução de um tema que deve ser muito estudado. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=5AUJ5iOEdhI

    3 0 Responder

    Tião Macalé - 5 anos, 8 meses atrás

    Acho que é a primeira opinião que presta desde que comecei a ler estas bobagens que escrevem!

    0 1

    O*cachorro - 5 anos, 8 meses atrás

    Eu diria que sim, é um processo natural, porque o planeta está sendo infestado por uma certa espécie de primata com alto índice de inteligencia, e esta espécie (homo sapiens) também faz parte da natureza, tudo que acontece aqui na terra faz parte da natureza meu caro!

    0 0

  • EU SEI O MOTIVO DO PROBLEMA! | 5 anos, 8 meses atrás

    Veiculou na mídia científica, uma reportagem onde renomados cientistas pesquisadores, descobriram a causa do aquecimento global. A razão do problema está no PUM das VACAS. É tanto gás que está acabando com a camada de ozônio. Outra preocupação recente, está no crescimento da VIGOREXIA, onde os indivíduos acometidos nunca estão satisfeitos com o corpo e, por isso, treinam obsessivamente. Há excessiva preocupação com sua imagem, já que a percepção do próprio corpo é distorcida. Isso induz muitos deles a criar uma obsessão por músculos volumosos, recorrendo a produtos que permitam atingir seus objetivos, treinos em excesso e suplementação. E para conseguir este objetivo, se alimentam loucamente e impulsivamente de BATATA-DOCE. A previsão dos cientistas é que em breve, os VIGORÉXICOS, devido ao excesso de consumo de batata-doce, vão produzir mais gases do que as vacas, destruindo de forma ainda mais rápida a camada de ozônio, com reflexo drástico no aquecimento global. A conclusão dos cientistas é unanime ao afirmarem que o PUM é que será a causa do fim da civilização humana e não as bombas termonucleares.

    2 0 Responder

    Concordo - 5 anos, 8 meses atrás

    É igual ao mensalão e petrolão. Todo mundo reclama deles mas o PT tem certeza de que não existem.

    1 1

  • Danilo | 5 anos, 8 meses atrás

    O governo e nós cidadãos temos de tomar medidas drásticas: Reflorestamento já Utilizar álcool ao invés de gasolina Melhor controle da natalidade etc



    1 3 Responder

carregar mais comentários