Enquanto permanece fechado para visitação durante a pandemia do Coronavírus, o Parque Municipal do Mocambo sofre a ameaça de uma erosão que avançou ao longo dos últimos anos e vem causando estragos. A enorme fenda em meio à vegetação está do lado de cima, longe das vistas dos frequentadores, mas já compromete as represas existentes no local.

O problema já foi denunciado no passado pelo Patos Hoje, mas nada foi feito ao longo dos últimos seis anos. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – Ivanildo Alves – a rede de água pluvial que passa pelo Parque foi danificada e como os reparos não foram feitos, a força da água começou a fazer estragos na vegetação.

Hoje, a voçoroca que se formou na parte alta do Parque já está com cerca de 15 metros de profundidade. A força da água abre buracos em meio à vegetação e ao mesmo tempo provoca o assoreamento das represas existentes no local. O vídeo feito pelo presidente do Codema mostra as lagoas totalmente assoreadas.

As represas do Mocambo funcionam como uma espécie de reservatório que podem controlar as enchentes na avenida Fátima Porto em períodos de chuva intensa. Mas cobertas pela terra como estão, as lagoas perdem esta importante função. Além disso, o assoreamento pode comprometer a própria manutenção dessas represas.

Ivanildo destacou que vai encaminhar o vídeo para as autoridades competentes do município, como cobranças para que medidas sejam tomadas no sentido de conter o avanço da voçoroca e também de desassorear as represas que já estão sendo comprometidas.