Esta semana, o município de Araguari comemorou a inauguração da Fertilizantes Tocantins.

Patos de Minas e Araguari têm muitas características semelhantes, estão no mesmo estado da federação e distantes pouco de 200 quilômetros uma da outra. Mas o sucesso na atração de novos investimentos tem chamado a atenção. Enquanto Patos de Minas recebeu notícia do fechamento de uma de suas grandes empresas, a Nidera Sementes, a vizinha Araguari anuncia a chegada de novos investimentos.

Esta semana, o município de Araguari comemorou a inauguração da Fertilizantes Tocantins. A empresa investiu R$ 91 milhões de reais na unidade, que terá capacidade para armazenar até 6 mil toneladas de fertilizantes diários.  Ao todo serão 180 empregos diretos. Com a prestação de serviços, denominados indiretos, este número pode chegar a 500.

O prefeito Marcos Coelho participou na inauguração.

Na solenidade de inauguração, o prefeito Marcos Coelho destacou que a empresa de Fertilizantes poderá contribuir para atrair outros negócios para o município. Nessa quarta-feira, o chefe do executivo de Araguari recebeu a visita do proprietário da Nutriminas com a proposta de instalar uma fábrica na cidade para a produção de ração animal.

A Prefeitura de Araguari adotou uma política de incentivos a empresários com doação de terrenos e pretende incluir a instalação de pelo menos 18 novas empresas no distrito industrial da cidade, com investimento de R$ 4 bilhões e geração de centenas de novos empregos diretos e indiretos.

Para o empresário Arnaldo Queiroz de Melo Júnior, em Patos de Minas, a maior preocupação não é nem o fechamento da Nidera, mas sim a falta de planejamento para o desenvolvimento do município. “Eu sinto é que não tem ninguém pensando o crescimento e o desenvolvimento de Patos de Minas”, disse. Segundo ele, é preciso que o poder público coordene um processo para tornar a cidade mais atraente para os investimentos. Veja!