Encontro em Patos de Minas mostra benefícios do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado

A abertura foi no Auditório do 15º BPM e oficinas e visitas técnicas com a participação de técnicos do Ministério da Agricultura acontecem até a próxima sexta-feira (23).

publicado em 20/10/2020, por Maurício Rocha


Representantes de agroindústrias já beneficiados pelo Serviço de Inspeção Regional, receberam seus certificados.

Prefeitos e secretários municipais, representantes do Ministério da Agricultura, do Ministério Público e de agroindústrias da região participam de um encontro em Patos de Minas que vai impulsionar o Serviço de Inspeção Municipal Consorciado. A abertura foi no Auditório do 15º BPM e oficinas e visitas técnicas com a participação de técnicos do Ministério da Agricultura acontecem até a próxima sexta-feira (23). 

A equipe técnica do Ministério da Agricultura fez uma apresentação sobre o projeto e sua importância no desenvolvimento econômico dos municípios e no fomento da agroindústria regional. O Serviço de Inspeção Municipal Consorciado – SIMC – atende as exigências legais, oferecendo um selo para as agroindústrias, permitindo que elas comercializem seus produtos. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Também presente no encontro, o promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior usou a palavra para enaltecer a iniciativa dos municípios do Alto Paranaíba. “A união dos municípios vai permitir que o produtor que hoje trabalha na clandestinidade, tenha as portas dos mercados abertas. É permitir que as oportunidades cheguem e que a gente consiga mudar uma cultura atrasada de pessoas que querem permanecer com práticas inadequadas, que colocam em risco a segurança alimentar dos consumidores. É de se aplaudir a iniciativa da Amapar e do Consórcio Intermunicipal”, comentou.

A apresentação do Ministério da Agricultura foi ministrada pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Alexander Dornelles. O representante do MAPA explicou que o momento é de sensibilização dos prefeitos e dos representantes da agroindústria. “Nosso objetivo é trazer as políticas públicas para as pontas. Desde o começo deste ano, criamos um projeto de estimulo aos consórcios públicos, para que se organizem, e com isso, possam beneficiar tanto a população local, quanto a população nacional, que passa a ter acesso aos produtos de determinadas regiões”. O programa do Ministério ainda prevê a oferta de consultoria especializada e gratuita, às agroindústrias da região que se interessarem em se adequar e ampliar seus horizontes de mercado.   

Ainda durante o encontro, representantes de agroindústrias já beneficiados pelo Serviço de Inspeção Regional, receberam seus certificados após se adequarem de acordo com as orientações da equipe do Cispar. É o caso do empresário Rodrigo Fonseca, que viu no projeto uma oportunidade de expandir a comercialização de embutidos para além das fronteiras de Patos de Minas e região. “É um grande prazer estar aqui com esse certificado, que vai me atender muito. Só tenho a agradecer ao pessoal do SIM! Poder trabalhar sem ter preocupação com fiscalização, atendendo todo mundo da melhor forma possível, é o grande motivo para legalizar”, disse.

Outro setor que vê com bons olhos a iniciativa do consórcio, é o da produção de queijos da região. Presidente da Associação dos Produtores de Queijo do Cerrado, Welington Carlos Viera ressalta que o consórcio de municípios vem para facilitar para quem quer trabalhar corretamente e conquistar novos mercados. Ele espera que os municípios da região façam a adesão para que a comercialização seja ampliada não só na região, mas também para o mercado nacional.    

O primeiro dia do evento foi encerrado com homenagens aos parceiros do Cispar neste projeto. A programação segue até o dia 23 de outubro com realização de palestras e visitas técnicas às agroindústrias da região. A programação segue até a próxima sexta-feira (23), e reunirá as equipes dos SIM´s da região e representantes das agroindústrias.

Imagens atualizado em 20/10/2020 • 5 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 20/10/2020
Compartilhe:

0 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.