O encontro foi realizado pela primeira vez nas dependências do Sest-Senat e reuniu mais de mil pessoas.

A Associação as Folias de Reis de Patos de Minas realizou nesse final de semana, o 39º Congresso de Folias de Reis. O encontro foi realizado pela primeira vez nas dependências do Sest-Senat e reuniu mais de mil pessoas. Ternos de Folias de Reis de Patos de Minas e de outras cidades participaram do encontro.

A tradição das Folias de Reis ainda é a principal manifestação folclórica da região e também a mais presente. Para se ter uma ideia, só em Patos de Minas existem mais de 60 ternos de folias de reis. As apresentações reúnem multidões, em meio a muita fartura, fé e devoção aos três reis santos.

E todos os anos, a Associação das Folias de Reis organiza um Congresso para valorizar o trabalho realizado pelos foliões. O tradicional encontro começou na década de 70 e, este ano, chegou a 39ª edição. Foram dois dias de encontro com as apresentações de mais de 20 ternos de folias de Patos de Minas e da região.

O encerramento do encontro nesse domingo (24) reuniu cerca de mil pessoas. Teve celebração eucarística, dança e apresentação da Orquestra São Gonçalo de Música Sertaneja. Para os organizadores, o resultado foi além do esperado. O historiador João Otávio Coelho, que também é secretário da Associação, destacou a importância de promover congressos como este para debater, valorizar e manter a tradição das folias de reis na região.