Uma ação coordenada pelo médico pediatra Domingos Sávio Gomes possibilitou a doação de diversos equipamentos e materiais de proteção individual para a Unidade de Pronto Atendimento de Patos de Minas – UPA. A entrega de parte dos itens doados aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (25).

Foram doadas camas hospitalares, 50 colchões, caixas de máscaras, álcool gel, luvas e 1.000 aventais para os profissionais de saúde que atuam na unidade. Os materiais poderão ter grande utilidade em caso de uma epidemia de coronavírus em Patos de Minas. A cidade não tem nenhum caso confirmado, mas os profissionais de saúde alertam que a entrada do vírus por aqui é inevitável. Só não é possível saber a intensidade que ele irá afetar as vítimas.

Os três empresários que fizeram a doação são Elias Caixeta, Clênio Antônio Gonçalves e Paulo César Segundo de Sousa. O diretor da Faculdade Patos de Minas – FPM – explicou que a intenção era fazer uma doação maior de produtos e equipamentos, como respiradores, por exemplo, mas que não foi possível encontrar esses itens no mercado.

O médico Pediatra Domingos Sávio destacou a generosidade dos empresários que se dispuseram em fazer a doação e a importância desse gesto neste momento de dificuldade. Segundo ele, depois que acabar a pandemia do coronavírus, os equipamentos poderão ser usados para melhorar o atendimento dos pacientes em geral.