Os pombos se encontram em grande número nos centros urbanos.

O pombo comum, cujo nome científico é Columba livia doméstica, são aves mansas, que se encontram em grande número nos centros urbanos, onde se adaptaram muito bem, devido a vários fatores, dentre eles a facilidade de encontrar alimento e abrigo. No entanto, estas aves podem causar diversas doenças. Há alguns dias, dois homens morreram na cidade de Santos vítimas do Criptococus, um fungo presente nas fezes dos pombos. Os pombos, no entanto, podem ser controlados através de um sistema totalmente ecológico desenvolvido por uma empresa de Patos de Minas.

De acordo com especialistas, pombos têm preferência por grãos e sementes; entretanto, como não são exigentes, comem também restos de refeição, pão e até lixo. No clima em que vivemos, a reprodução da espécie acontece entre 5 e 6 ninhadas por ano (1 ou 2 ovos por ninhada). O tempo de incubação dos ovos é de 17 a 19 dias.

Nos centros urbanos, o tempo de vida dos pombos é de 3 a 5 anos. Em condições de vida silvestre, eles podem viver até 15 anos. Os gaviões são seus inimigos naturais; porém, como não estão em grande número nas cidades, o resultado dessa interação é insatisfatório como controle.

Doenças que podem ser transmitidas por pombos

Criptococose - micose profunda, cujo agente etiológico, Criptococus neoformans, tem afinidade pelo sistema nervoso central. Os sintomas são: febre, tosse, dor torácica, podendo ocorrer também cefaléia, sonolência, rigidez da nuca, acuidade visual diminuída, agitação, confusão mental. São transmitidas através da inalação de poeira contendo fezes de pombos contaminadas pelos agentes etiológicos.

Histoplasmose - micose profunda, cujo agente etiológico, Histoplasma capsulatum, tem afinidade pelo sistema respiratório. Os sintomas que podem ocorrer variam desde uma infecção assintomática até febre, dor torácica, tosse, mal estar geral, debilidade, anemia, etc. São doenças oportunistas: o indivíduo pode ou não desenvolver a doença, dependendo de seu estado de saúde.

Ornitose - doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico, Chlamydia psittasi, tem afinidade pelo sistema respiratório superior e inferior. Os sintomas são: febre, cefaléia, mialgia, calafrios, tosse.

Salmonelose: doença infecciosa aguda, cujo agente etiológico, Salmonela typhimurium, tem afinidade pelo sistema digestivo. Alguns dos sintomas são: febre, diarreia, vômitos, dor abdominal. É transmitida através da ingestão de alimentos contaminados com fezes de pombos contendo o agente etiológico.

Dermatites - são provocadas pela presença de ectoparasitas (ácaros) na pele, provenientes das aves ou de seus ninhos.

Como funciona o método de crontrole

A Consermais é a primeira empresa de Patos de Minas e região a trazer um método totalmente eficaz para controle de pombos, o sistema é tão eficiente que a empresa se compromete a devolver 100% do valor pago se após a instalação não repelir os Pombos do local.

O Sistema Out LH-120 é a melhor solução para atender as necessidades atuais. É totalmente ecológico que produz uma barreira de campo eletromagnético exclusivo aos Pombos, impedindo-os de ficarem alojados onde estiverem instalados. O sistema pode ser instalado em escolas, hospitais, residências, comércios e indústrias!

Para esclarecimentos sobre o sistema e orçamentos é só entrar em contato pelo telefone (34) 3823-1401 ou (34) 3061-3935. Os interessados também podem acessar a página no facebook (Consermais) e o site www.consermaispatos.com.br.