Irritado com a grande quantidade de buracos em Patos de Minas e com os riscos e os prejuízos que eles têm causado, um piloto de mountainbike decidiu gravar um vídeo comparando as ruas da cidade com as trilhas elaboradas para as competições de bike. Na verdade, o vídeo bem humorado é uma crítica à situação precária em que se encontram algumas ruas.

Renato Amaral é bancário e praticante do ciclismo. Nessa quinta-feira (10) ele saiu de casa para iniciar os treinos para participar de uma competição de moutainbike, mas a grande quantidade de buracos próximos à sua casa fez com que ele mudasse os planos. Os buracos serviram de obstáculos e o dia de treino deu origem a um protesto.

O vídeo mostra a precariedade do asfalto em diferentes ruas da cidade. Renato diz que o lugar que mais chamou a atenção foi a rua Formiga, onde o buraco passa de meio metro de profundidade e o morador está tendo que improvisar uma pinguela para entrar na garagem. Outros pontos perigosos também foram mostrados.“É a maior pista urbana de mountainbike do mundo”, brinca Renato.

Renato disse que o vídeo é uma crítica construtiva às autoridades, sem a intenção de agredir, mas sim de chamar a atenção para o problema. Ele disse que já teve prejuízos aos cair com o carro em um buraco durante uma chuva. “Quando está seco é possível ver, mas quando está chovendo, os buracos ficam cobertos pela água e podem causar acidentes graves. Imagine se uma criança cair em um buraco desses”, questiona Renato.

A Prefeitura vem informando que está realizando uma operação tapa-buracos na cidade. Nessa quinta-feira e nesta sexta-feira (11), os serviços serão realizados na avenida Marabá. Como o movimento é grande no local, os funcionários estão utilizando um sistema de pare e siga para evitar acidentes.