Evitar o desperdício é uma das principais recomendações da Copasa para não faltar água. No entanto, não é isso que os moradores do Bairro Jardim Panorâmico têm visto. Uma infinidade de litros d’água foi jogada nas ruas do bairro na tarde desta quinta-feira (14). Os moradores disseram que o desperdício é frequente.

A caixa d’água fica no final da Rua Chiquinha do Bé. Preferindo não ser identificada, uma moradora vizinha ao local contou que a situação acontece direto. “O vazamento é de centenas de litros de água e a situação é frequente. Ela disse que já entrou em contato com a Copasa, mas o desperdício volta no outro dia”, disse.

A moradora mostrou preocupação porque sabe do risco de racionamento nesta época de seca e é triste ver este desperdício. “O Rio Paranaíba está secando”, destacou. Ela espera que a Copasa resolva a situação e não volte mais a ter o vazamento. Outro morador disse que a água vaza de propósito. “É como se houvesse uma boia para limitar o nível d’água”, disse.

A água escorreu pelas ruas do bairro e desceu por vários quarteirões até na Avenida Afonso Queiroz. Em certos lugares, mesmo com o tempo bastante seco, chegou-se a formar poças de água como se estivesse chovido. Diversos motoristas questionaram de onde estava vindo tanta água. A água vazou da caixa d’água, atravessou a rua por canos e desceu pelas vias do bairro.

Nós entramos em contato com o engenheiro da Copasa, Júlio César Caetano da Silva, responsável pelo abastecimento de água na cidade, e ele disse que estão com um problema no sistema de automação que controla o nível da água e isso está sendo feito manualmente, o que acabou gerando o desperdício.

O engenheiro disse que o problema está sendo resolvido. Até que não seja solucionado, ele pediu que os moradores liguem no 115 e informem sobre o vazamento. Ele também contou que vai conversar como operador para que isso não volte a acontecer.