A reunião aconteceu na tarde dessa quarta-feira (22) no gabinete do prefeito José Eustáquio.

O prefeito José Eustáquio se reunião na tarde dessa quarta-feira com 11 dos 17 vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas. Os parlamentares cobraram explicações sobre as ações que estão sendo adotadas para o enfrentamento à Covid-19 e apresentaram demandas da população, como a retomada de cirurgias eletivas.

Segundo o vereador Isaias Martins, presidente da comissão de saúde, dezenas de pessoas aguardam na fila para fazer uma cirurgia, como a de catarata por exemplo. Ele explicou que em alguns casos, a demora pode agravar ainda mais a saúde do paciente. Eles também pediram a expansão do horário de atendimento de bancos e lotéricas para evitar aglomeração.

O prefeito José Eustáquio explicou que as filas nas portas dos bancos é causada pela redução no número de funcionário. Segundo ele, a informação e de que os bancos estão funcionando com apenas um terço dos servidores. Além disso, uma ampliação no horário de atendimento depende de autorização da Febraban.

Com relação ao pedido de retomada das cirurgias eletivas, José Eustáquio explicou que a medida atende recomendação do Ministério da Saúde, que suspendeu esses procedimentos para deixar os hospitais disponíveis para socorrer casos de coronavírus. Além disso, a Fundação Hemominas teria relatado dificuldade para fornecer sangue para atender a demanda.

Por outro lado, a secretária municipal de saúde, Denise Fonseca, tranquilizou os parlamentares sobre a ocupação de leitos nos hospitais e o número de casos de coronavírus na cidade. Segundo ela, as medidas de isolamento estão dando resultado, achatando a curva de contaminação. Denise disse que dos 13 casos confirmados em Patos de Minas, dois são na verdade da cidade de Vazante e apenas um paciente segue internado na UTI.

Denise prometeu total transparência na divulgação dos dados, mas ressaltou a dificuldade de conhecer os números reais diante da demora na realização dos testes. Os testes rápidos prometidos pelo Governo Federal desde 1° de abril ainda não chegaram no município.