O evento teve a participação dos principais produtores e compradores de café de toda a região.

Um evento especial foi preparado nessa quinta-feira (27) em Patos de Minas para premiar os melhores cafés de Minas Gerais. A solenidade que anunciou os vencedores do 11º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu diversos produtores rurais, autoridades e empresários. A solenidade terminou com uma apresentação da Escola de Samba Grande Rio que está preparando uma homenagem ao café.

Foram escolhidos os melhores cafés em cada região produtora nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado. Entre os cafés vencedores, os dois com maior pontuação em cada categoria foram eleitos os campeões estaduais. A solenidade também homenageou o cafeicultor com o melhor café produzido com sustentabilidade, de acordo com a certificação oficial do Estado, e entregou o diploma aos primeiros colocados em cada categoria e o certificado aos cafeicultores finalistas.

Para a edição deste ano, foram inscritas 1.025 amostras das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado Mineiro, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. Os lotes foram entregues pelos cafeicultores nos escritórios da Emater-MG, sendo aceitos somente cafés da espécie Arábica, safra 2014, tipo 2 para melhor.

Clênio Robson, diretor da Origem, empresa que trabalha no mercado de exportação de cafés especiais e no mercado interno, esteve presente ao evento e destacou a importância do concurso. O empresário informou que o evento é uma grande oportunidade para selecionar os melhores cafés e apresentá-los ao mercado Brasileiro e internacional. Ele explicou que, como trabalha com cafés de alta qualidade, é importante participar para estar sempre oferecendo o que é de melhor para seus clientes. “A origem exporta cafés especiais para o Japão, Europa e USA. Este ano, a Origem também lançou sua própria marca no mercado de cafés torrados, Café da Origem”, destacou.

A Origem destaca que o consumidor de café está cada dia mais exigente, em se tratando de qualidade e a busca por produtos “Premium” é uma realidade tanto no Mercado de café nacional quanto internacional. Atualmente, há vários concursos: no âmbito regional, no estadual e no nacional, que visam divulgar e premiar os cafeicultores que produzem cafés de altíssima qualidade. Em função disso, agrega-se valor ao seu produto, bem como estimula, no dia a dia, à conduta correta das atividades do campo, promovendo o manejo adequado das lavouras, da colheita, do pós-colheita e, também, da armazenagem.

Posteriormente à realização desses concursos, os cafés, com melhor colocação, são oferecidos ao comércio, geralmente, via leilão, a preços com valorização, às vezes, de até 500 por cento em comparação com o “mercado comum”. Confira os vencedores:

Cerrado Mineiro- Café Natural

1º Versi Crivalenti Ferrero- Patos de Minas

2º Eduardo Pinheiro Campos- Presidente Olegário

3º Geraldo Alves de Melo- Serra do Salitre

Cerrado Mineiro- Cereja descascado

1º Décio Bruxel- Patos de Minas

2º AC Café S/A- Araxá

3º Afonso Maria Vinhal- Serra do Salitre

Matas de Minas- Café Natural

1º Roberto Carlos Miranda -Arapongas- campeão estadual.

2º Leônio Carlos Filho- Arapongas

3º Rafael Bastos Silva- Santa Margarida-

Matas de Minas- Cereja descascado

1º 6 Greciano Lacerda Moura – Espera Feliz- campeão estadual.

2º Manoel Protásio de Abreu- Espera Feliz

3º José Alexandre Abreu de Lacerda- Espera Feliz

Sul de Minas- Cereja descascado

1º Sebastião Nogueira- Carmo de Minas

2º Ipanema Agrícola- Conceição do Rio Verde

3º Henrique Dias Cambraia- Santo Antônio do Amparo

Sul de Minas- Café Natural

1º Giovanni Leto Barone- Guaxupé

2º Francisco Otávio Lotufo- Poços de Caldas

3º Luís Antônio dos reis- Guaxupé

Chapadas de Minas- Cereja descascado

1º Primavera Agronegócios LTDA- Angelândia

2º Cláudio Esteves- Capelinha

Chapadas de Minas- Café Natural

1º Cláudio Fujio Nakamura- José Gonçalves de Minas

Autor: Farley Rocha