Os carteiros que nos ajudam diariamente destinando nossas encomendas, hoje estão ajudando a salvar vidas.

Funcionários dos Correios de Patos de Minas aderiram à greve nacional da categoria, mas decidiram aproveitar o tempo para fazer uma boa ação. Eles passaram a manhã desta quinta-feira (20) doando sangue na Unidade da Fundação Hemominas. Os carteiros que nos ajudam diariamente destinando nossas encomendas, hoje estão ajudando a salvar vidas.

A Fundação Hemominas tem enfrentando dificuldades com a queda no número de doadores de sangue durante a pandemia. Os estoques de sangue do tipo “O” tiveram redução de mais de 50%. Em Patos de Minas, a direção do Hemocentro faz campanha para atrair os voluntários e para conseguir repor os estoques.

Foi pensando nisso que os funcionários dos correios decidiram doar sangue. Muitos deles já são doadores voluntários, mas outros sentaram na cadeira de doador pela primeira vez. Com isso, o Hemocentro de Patos de Minas, que andava sentido a ausência dos voluntários, viu o movimento crescer e conseguiu amenizar a queda dos estoques de sangue.

Clélio Lourenço foi quem teve a ideia de convidar os colegas de trabalho nos Correios para doar sangue. Ele também explicou o motivo da paralisação da categoria. Segundo o servidor, os funcionários dos Correios não estão pedindo aumento de salário e nem regalias, eles querem simplesmente que o Governo cumpra o acordo feito no ano passado. O salário dos funcionários dos correios é o menor entre os servidores da esfera federal.

Com relação à entrega das encomendas, Lourenço Paulista explicou que o trabalho segue sendo feito e que possíveis atrasos não serão causados pela greve e sim pelo aumento da demanda durante a pandemia da Covid-19 e pela falta de efetivo. Os Correios não realizam concursos públicos desde 2011, segundo ele.