Diversos outdoor foram espalhados pela cidade.

Reportagem atualizada às 13h05 desta sexta-feira (08) para acrescentar o posicionamento da Administração Municipal

A decisão da Prefeitura de Patos de Minas de contratar outdoors para denunciar a dívida que o Governo de Minas tem com o município causou surpresa entre leitores do Patos Hoje. Pelo menos três deles entraram em contato com a redação questionando a falta de critérios da Administração Municipal de fazer esse tipo de gasto em um momento de crise financeira.

Assim como o Governo do Estado, a Prefeitura de Patos de Minas também enfrenta problema de caixa. A Administração Municipal tem encontrado dificuldades até mesmo para pagar os salários dos servidores do município. Recentemente, o prefeito José Eustáquio decretou calamidade financeira pela segunda vez em apenas dois anos.

Toda a dificuldade é atribuída aos atrasos de repasses do Governo de Minas para o município. A dividida acumulada nos últimos meses, estampada nos outdoors contratados pela Prefeitura, foi calculada pela administração municipal em R$ 55 milhões. Os valores são referentes a atrasos nos repasses de ICMS e recursos para a saúde e para a educação.

Mas ao mesmo tempo em que cobra uma dívida do Governo de Minas, a Prefeitura acumula atrasos com fornecedores. Mesmo com o aumento na arrecadação proporcionado pelas multas de trânsito, as dívidas se acumulam. O Patos Hoje apurou que existe empresa contratada pela Administração Municipal com pagamento em atraso desde setembro do ano passado. E não é apenas um fornecedor que reclama de atrasos por parte da Prefeitura.

“Sem dinheiro pra nada, o mais certo a fazer seria economizar e não gastar dinheiro com outdoors. O povo espera que o administrador tenha criatividade para driblar os momentos difíceis e não ficar tentando justificar”, questionam os leitores. O Patos Hoje apurou que pelo menos 10 outdoors foram espalhados em vários pontos da cidade com as informações da dívida que o Estado tem com o município de Patos de Minas. O custo para instalar um outdoor na cidade pelo prazo de 14 dias gira em torno de R$ 550,00.

A redação do Patos Hoje questionou junto a assessoria de imprensa qual a intenção da Prefeitura com a instalações dos outdoors, quantos outdoors e qual o valor investido na publicidade e recebeu a seguinte resposta: "Sempre prezando a transparência na administração, e preocupada com as consequências para a população patense, a Prefeitura realizou uma campanha de divulgação, onde foram contratados 10 outdoors, num valor inferior a 10 mil reais, sobre o crédito que o Município tem com o Estado.  Este débito corresponde a valores com a saúde, educação (Fundeb) destinado ao pagamento de professores e transporte escolar, assistência social e realização de obras e prestação de serviços (coleta de lixo, limpeza da cidade e conservação de praças)."