Em coletiva, na manhã deste domingo (29), membros do corpo clínico do Hospital Vera Cruz conversaram com a imprensa e divulgaram informações referentes a um óbito suspeito de COVID-19 no final da tarde de ontem no hospital. O hospital confirmou a morte, mas disse que o caso ainda está em análise e é muito precoce afirmar que a causa da morte seja por Coronavírus. Materiais do idoso de 79 anos foram coletados e o hospital aguarda pelos resultados dos exames.

De acordo com a Diretora Clínica e Médica Nefrologista do Hospital Vera Cruz, Dra. Kátia Alves Ramos, o idoso de 79 anos era paciente da unidade hospitalar e já apresentava outros problemas de saúde como hipertensão, diabetes, e recentemente foi acometido por dengue. Segundo ela, o paciente deu entrada no hospital com um quadro de insuficiência respiratória aguda e logo foi colocado em isolamento devido à suspeição de COVID-19. Ainda segundo a Dra. Kátia, o paciente ficou internado por menos de 24 horas até que não resistiu e veio a óbito no final da tarde desse sábado (28). Materiais foram coletados a fim de, através de exames em laboratório, confirmar ou não se as causas da morte foram devido ao Coronavírus.

A médica reiterou que a filha e a esposa do idoso também estão internadas no hospital com suspeitas da doença, mas passam bem e seguem apenas em observação. Questionada a respeito das críticas feitas pelos patenses sobre omissão de informações, a Dra. Kátia foi categórica."Não existe a mínima possibilidade do Hospital Vera Cruz estar omitindo informações a cerca desses casos, uma vez que nós podemos responder penalmente por isso. O nosso hospital preza pela verdade e tem a obrigação de comunicar a secretaria de saúde todos os casos suspeitos que dão entrada na nossa unidade."

Juntamente com a Dra. Kátia, conversaram com a imprensa a Dra. Raquel Giacomin,  enfermeira do controle de infecção hospitalar, Douglas gestor de enfermagem e também membros da administração do hospital. De acordo com a Dra. Raquel, existem locais dentro do Vera Cruz extremamente restritos para receber os pacientes com sintomas de COVID-19 e todo o corpo clínico está preparado para atender a esses pacientes. Ela salientou que, todos os cuidados e precuacões são feitas no intuito de isolar impaciente e preservar também os profissionais que ficam na linha de frente.

A Dra. Kátia reforça para que as pessoas acreditem somente em fontes oficiais e não compartilhem fake news. "Além de todos os obstáculos que nós enfrentamos no dia a dia, nós também precisamos lidar com muitas notícias falsas que circulam na redes sociais. É importante lembrar que toda e qualquer novidade será informada para a imprensa através do nosso hospital". Ela ainda disse que o hospital não possui ainda os testes rápidos referentes ao Coronavírus, mas que em breve eles serão disponibilizados pela unidade hospitalar.

Por meio da Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Patos de Minas esclareceu que a Secretaria Municipal de Saúde foi informada do óbito e de mais três outros casos relacionados ao paciente que estão sob investigação e que também foram notificados. As três pessoas estão internadas e realizando exames para confirmar ou afastar a possibilidade de infecção por coronavírus. Segundo a Assessoria, apenas os exames realizados poderão atestar o motivo da morte do paciente.