Boletim 10/06/2020.

Patos de Minas registrou nesta quarta-feira (10), a segunda morte causada pela Covid-19. A informação foi confirmada pela Prefeitura Municipal no início da noite. Uma senhora que estava internada em um hospital particular da cidade teve o resultado positivo para coronavírus. A cidade teve a confirmação de mais 12 casos em 24 horas, o maior número já divulgado em apenas um dia.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Patos de Minas a paciente faleceu no último sábado (6) em um hospital particular do município. Ela era idosa e apresentava comorbidades. O boletim epidemiológico também informa 142 casos confirmados da doença, 12 a mais que ontem. Foram 49 casos em uma semana.

De todos os casos, há 97 em recuperação domiciliar; 8 pacientes internados; 35 casos curados e 2 óbitos. Dos casos internados, quatro pacientes de Patos de Minas estão em leitos de UTI e quatro em leitos clínicos. A Prefeitura ainda informou que restam 80 notificações que aguardam resultado de exame ou descarte por exame clínico-epidemiológico.

O número de casos confirmados de coronavírus em Patos de Minas vem crescendo dia após dia. Foram quase 50 casos somente nesta última semana. Embora a maioria dos pacientes estejam se recuperando em casa, sem necessidade de internação, a ocupação de leitos de UTI também apresenta crescimento. O Hospital Regional chegou a 90% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19.

E a Unidade de Terapia Intensiva só não está com a capacidade esgotada porque um dos pacientes veio a óbito nesta noite. A diretora da Superintendência Regional de Saúde da região Macro-Noroeste, Noemi Portilho, destacou que a situação é muito preocupante é o momento de as pessoas terem mais consciência e adotarem todas as medidas indicadas para combater a doença. Ela ressaltou que isolamento social continua sendo a medida mais importante para combater a Covid-19.