A economia da América Latina e do Caribe ampliará sua deterioração em 2019 e registrará um fraco crescimento de 0,1%, impactada por um contexto global de tensões comerciais e incerteza, afirmou a Cepal em comunicado nesta segunda-feira.

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe disse que a desaceleração no ritmo de expansão chegará a 17 das 20 economias da região este ano. Até 2020, a organização prevê um crescimento de 1,4%.

“A dinâmica da atividade econômica na América Latina e no Caribe ocorre num contexto em que a economia global reduziu sua contribuição para o crescimento da região em 2019, situação que provavelmente permanecerá no próximo ano”, afirmou a Cepal.

Em julho, o órgão da Organização das Nações Unidas havia projetado uma expansão econômica regional de 0,5%, bem abaixo do estimado em abril, de 1,3%.

A Cepal manteve sua estimativa de que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, a principal economia do bloco, registrará um aumento de 0,8% em 2019, mas aplicou um corte acentuado em sua previsão para o México, que deve crescer 0,2% este ano, contra uma estimativa anterior de 1,0%.

A economia da Argentina recuará 3% em 2019, contra uma previsão anterior de queda de 1,8%. A Colômbia terá uma expansão de 3,2%, o Peru de 2,5% e o Chile de 1,8%, segundo a Cepal.