Publicado em 12/06/2018 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Do entusiasmo à frustração! Áreas de exploração de gás permanecem abandonadas na região

Atualmente, as áreas utilizadas para pesquisa na região permanecem abandonadas.

 Atualmente, as áreas utilizadas para pesquisa na região permanecem abandonadas.

A extração de gás natural que foi apontada como alternativa para mudar a realidade do Alto Paranaíba, Noroeste Mineiro e Norte de Minas parece ter ficado no passado. Atualmente, as áreas utilizadas para pesquisa na região permanecem abandonadas. Embora a existência de gás tenha sido comprovada, os estudos ainda precisam ser aprofundados para verificar a viabilidade econômica.

Os estudos para verificar a existência de gás natural na região tiveram início em 2012. Vários poços foram perfurados, sendo pelo menos dois deles em Patos de Minas. Em um terreno ao lado da estrada de acesso ao distrito de Alagoas, o trabalho durou cerca de um ano. Outro poço perfurado ao lado da BR 365, próximo à chamada “Curva da Morte”, também recebeu uma grande quantidade de máquinas e equipamentos.

Os investimentos e a grande movimentação provocados pelos estudos na região encheram os moradores de esperança. Uma missão de empresários da cidade chegou a viajar para os Estados Unidos para conhecer o processo de exploração de gás que mudou a vida de milhões de americanos. Mas por aqui os estudos foram interrompidos e as áreas de estudo de exploração de gás natural permanecem em situação de abandono.

Segundo o ex-presidente da Gasmig, Companhia de Gás de Minas Gerais, Eduardo Andrade, falta vontade política para tornar a exploração de gás natural na região uma realidade. Eduardo disse que os estudos preliminares comprovaram a existência de gás na maioria dos poços perfurados, mas disse que novos estudos precisam ser feitos para comprovar a viabilidade econômica do negócio.

Eduardo explicou que o Governo deveria incentivar a vinda de empresas interessadas em investir na exploração de gás ou no mínimo reduzir a burocracia existente hoje para investir na exploração de gás natural. Assim como aconteceu nos Estados Unidos, aqui também poderia haver uma revolução econômica com a extração do gás natural.

Imagens atualizado em 12/06/2018 • 7 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 12/06/2018
Compartilhe:

59 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • LULUZINHA | 2 meses atrás

    O MAIS IMPORTANTE DESTA SITUAÇÃO TODA É QUE CONHECI UM LINDO ARGENTINO DA GLOBAL, COM QUEM TIVE UM NAMORICO ANTES DELE PICAR A MULA DO BRASIL OU SEJA MUCHO HERMOSO LO MUCHACHO, COM GRANDES QUALIDADES E :blush: IGUAL JAMAS MIREI KKKKKKKK. :blush: :blush:

    0 1 Responder

  • João Antonio | 2 meses atrás

    Tudo uma grande farsa. A pesquisa sobre exploração de gás na região fui mais um grande golpe de estelionato promovido pelo empresário Eike Batista, responsável por um rombo de mais de 23 bilhões de reais no cenário brasileiro. As pessoas que acreditaram nessa exploração de gás natural nessa região ou estava sempre usadas para sair falando bem dos projetos. Isso foi igual o caso do AVESTRUZ MASTER, uns tem que lucrar para chamar os outros, igual pegar papa capim, se não tem uma chama boa, não pega mais papa capim. Esses tal de projetos de pesquisas foram uma grande farsa. Gás Natural, claro que ia encontrar, só que os custos são inviáveis devido a profundidade. Por fim, não merece ser acolhido o que esse ex-executivo/politico da Gasmig vem insistindo, falando que é jogo político, seu pai é político, não venha com essa conserva de malandro, querendo enganar mais pessoas, vc meu caro, não tem pode para resolver esse elefante branco.

    10 1 Responder

    Observador.. - 2 meses atrás

    A empresa Petra Energy pertence ao empresário Pernambucano Roberto Viana o qual ganhou muito dinheiro na bolsa sem gastar um centavo do bolso e depois decretou falência até segundo Veja e Isto é, devolveu as conceções...foram registrados 45 pontos de achados no setor Vale do São Francisco o qual pertencemos...olhe na ANP as solicitações e relatórios de achados em Patos de Minas. A inviabilidade se consiste no monopólio da Petrobras e no sócio filho de Aluísio Mercadante que acho que levou $ pra não continuar (tem processo na lava jato sobre assunto). Faltou força política, interesse municipal e estadual em forçar e cobrar atitudes pra beneficiar o município. A sonda de prospecção profunda chegou a ser trazida da Argentina para Brasil mas ficou no caminho.....Eike Batista não fez parte da Petra.....

    2 0

    João Antonio - 2 meses atrás

    Observador, no papel pode tudo, mas a realidade se vive aí na região, todos frustados. O senhor Roberto Viana foi um dos laranjão no grande esquema, juntamente com o peruca de tolo, o maior enganador de pessoas, o cara disse que tinha até uma mineradora, mas nunca se extraiu uma pepita de ouro, charlatão de primeira. Não faltou força política não, falou foi vergonha na cara mesmo, roubaram na cara limpa, está no rosto dos autos contra ele. O líder disso, está lá em Curitiba preso. Se vc defende o Eike Batista, vc é mais que acreditava nesse conto da carochinha. Esse vagabundo desse Eike enganou até Juiz Federal, quem dirá vc é patenses em geral.

    2 0

  • PATENSE | 2 meses atrás

    FOI SÓ O AKE BATISTA SER PRESO E DECRETAR FALÊNCIA, PAROU TUDO!!!

    8 0 Responder

  • Cartunista | 2 meses atrás

    É muito deboche com a inteligência do povo. Ex presidente das Gasmig, filho do vice governardor, provável candidato e em ano eleitoral aparecer comentando sobre a não exploração do gás e atribuindo culpa a terceiros?? É isso mesmo?? Eleitores, cuidado, eis aí boas indicações a respeito desse peixinho.

    20 1 Responder

    Primo - 2 meses atrás

    Primeiro esse bacana não sabe direito o que se diz, nos EUA a maioria foi barrada. Aqui no Brasil não vai ser diferente, existem leis ambientais para ser cumprida. Portanto, não invista nesse famoso ouro de tolo, como ocorreu com o Pintor Alejadinho que trocou seus serviços, por ouro. Ficou afamado "Ouro de Tolo". Não queira ser mais "Gás de tolo".

    1 0

  • História da carochinha | 2 meses atrás

    Esse 71 de gás não cola mais não. Só trouxa pra acreditar nessas lorotas de políticos profissionais.

    14 0 Responder

    Calcinha preta - 2 meses atrás

    Se essa empresa voltar com umas 30 Hilux, pegar uns 30 trouxa na cidade colocar andar pra baixo pra cima, muitos injetam dinheiro desses charlatões. O povo adora oba oba.

    1 0

  • Johnny de Bruce | 2 meses atrás

    Olha só o filho do Toninho aparecendo dnovo, o Toninho vice governador de MG, e o ilustre presidente dizer que os políticos arrumam a burocracia e tal, e querendo ser Deputado, com seu pai de Vice Governador de MG, ou pelo Amor de Deus, mudem seus votos, olhem só todos acusando os outros de não fazer nada, olhem o exemplo Pai e Filho, VERGONHA BRASIL.

    23 1 Responder

  • Patense nacionalista | 2 meses atrás

    Na época do governo Lula existia inúmeros projetos de pesquisa na área de combustíveis renováveis e menos poluentes. Desde então todas verbas foram cortadas em prol do interesse internacional. Espero que o Ciro com sua campanha nacionalista ganhe as eleições e possa trazer novamente as pesquisas aplicadas em setores estratégicos no Brasil. O Brasil precisa ter orgulho novamente!

    24 25 Responder

    Chacall Originall - 2 meses atrás

    Cara, estamos falando de coisa séria. Moral e honestidade. Luladrão tá preso porque quando governo foi condenado pela justiça por ser ladrão, corrupto e chefe de quadrilha organizada e falou o Brasil. Então, em Minas Gerais não queremos nomes dos petralhas Pimentel, LuLadrão nem Dilma comunista terrorrista

    7 7

  • Bruxo | 2 meses atrás

    Por que será que enquanto presidente da GASMIG esse rapaz (filho do vice governador de MG) não tentou desenrolar esse projeto?? Será alguma coincidência Ele aparecer, justo agora, em ano eleitoral e criticando o projeto?

    27 1 Responder

    Emerson - 2 meses atrás

    Esse é aquele advogado, vão ser dois abraços kkkkkkkkkk

    0 0

  • Patense | 2 meses atrás

    Pura lavagem de dinheiro essa empresa pedra nao têm nada a ver com o Eike Batista nao a última perfuracao da empresa foi lá na curva da morte na fazenda do Arlindo Porto que na época era vice presidente da codemig

    18 0 Responder

    Emerson - 2 meses atrás

    Lavou o sabão em Patense, famoso "Gás de Tolo".

    4 0

  • Frederico | 2 meses atrás

    Como nada vai para frente nesse país, juntando minha economias para sumir desse país.

    9 4 Responder

    GengisKan - 2 meses atrás

    Tchau... esse país realmente não é para os covardes que na primeira dificuldade já pensa em abandonar o barco. Esse país precisa de gente com garra, decência, honra, moral, honestidade e coragem. A briga é longa, mas ainda vamos conseguir limpar esse país e transformá-lo num lugar decente.

    12 5

    Sabichão - 2 meses atrás

    GENGISKAN Você deve ser bem novo ou analfabeto ou ignorante. Primeira dificuldade? Cara, essa vista de país sempre foi assim. Não viaja. Quem tem condições e quer, tem que vazar dessa joça. Eu não saio porque sou abençoado e tenho grandes recursos.

    9 11

    GengisKan - 2 meses atrás

    SABICHÃO, você é realmente abençoado. Isso se percebe em seu comentário.

    3 2

carregar mais comentários