Disputa pela presidência da Câmara Municipal movimenta os bastidores do legislativo patense

Pelo menos quatro vereadores se colocaram como pretensos candidatos, sendo que dois deles aparecem com mais disposição.

publicado em 13/12/2016,


Os veredores Francisco Frechiani e Braz Paulo estão na disputa.

No dia 1º de Janeiro de 2017, ao mesmo tempo em que tomam posse, os 17 vereadores eleitos em Patos de Minas vão escolher o novo presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas. A disputa, no entanto, acontece bem antes e tem movimentado os bastidores do legislativo. Pelo menos quatro vereadores se colocaram como pretensos candidatos, sendo que dois deles aparecem com mais disposição.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Reeleito pelo Democratas, Francisco Frechiani faz campanha entre os vereadores para alcançar a presidência da Câmara pela segunda vez. Ele disse que não vai procurar os líderes partidários, já que o voto pertence ao vereador. O parlamentar afirmou que já tem pelo menos 10 votos confirmados, o que garantiria a vitória com folga.

Para chegar a presidência, no entanto, Francisco Frechiani precisa vencer a concorrência dentro de seu próprio partido. Embora tenha o maior número de vereadores, seis no total, o Democratas tem outros pretensos candidatos à presidência. Otaviano Marques já declarou que quer voltar a assumir o comando do legislativo. A ex-prefeita Beia Savassi, eleita a vereadora com o maior número de votos da história, também já disse que pode pleitear a vaga.

Do outro lado está o vereador Braz Paulo. Reeleito para o segundo mandato, como o segundo vereador mais bem votado da última eleição, o parlamentar pretende ocupar a presidência da Câmara pela primeira vez. Braz faz parte da chamada Frente Ampla, o que lhe garante três votos e vai ter que trabalhar muito para alcançar os nove votos necessários.

A missão de Braz Paulo parece ser mais difícil, mas é perfeitamente realizável. Para isso, o vereador terá que convencer primeiro o PMDB, o que poderia lhe render os quatro votos da legenda. A negociação com o PT não parece ser das mais árduas. Bosquinho é o único vereador eleito do Partido dos Trabalhadores e também pretende ser presidente da Câmara, mas como bom estrategista, pode abrir mão por um projeto que dê a vitória na eleição. Assim Braz Paulo ficaria dependendo de apenas um voto, que poderia vir do PTB ou do PRB.

Com as mudanças feitas pelos vereadores, a partir de agora, o mandato da mesa diretora da Câmara terá duração de dois anos e não 12 meses como é atualmente. O próximo presidente terá um orçamento de R$ 12.300.000,00 para administrar. A eleição vai acontecer somente no dia 1º de janeiro e até lá muita coisa ainda pode acontecer.

Autor: Maurício Rocha

Postado em 13/12/2016
Compartilhe:

14 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • pedroalvarescabral | 3 anos, 7 meses atrás

    NÃO EXISTE POLITICO SÉRIO!!!! É O RUIM DISPUTANDO COM O PIOR!!!

    14 2 Responder

  • MARCIANO | 3 anos, 7 meses atrás

    Vereador??? O que é isso??? O que fazem?? Para que servem??

    14 2 Responder

  • Oliveira | 3 anos, 7 meses atrás

    E trabalhar que é bom nada, né seus políticos...?

    14 2 Responder

  • José Gonçalves | 3 anos, 7 meses atrás

    Como disse um vereador outro dia em um barzinho da cidade: " A CARRUAGEM PASSA, E OS CACHORROS LATEM !! Isso é o que eles penam dos pobres mortais que votam neles. :muscle: :muscle: :muscle: :muscle:

    9 2 Responder

  • Lúcio Netto | 3 anos, 7 meses atrás

    Parafraseando o jogador Marinho: "QUE MERDA HEINN !!!!!! :rage:

    9 2 Responder

  • Pedrinho | 3 anos, 7 meses atrás

    É a voz das urnas, a democracia. O povo de Patos elegeu. Patos esta de parabens! Agora nao chore....vai ser a continuação do governo do Pedrao.

    9 5 Responder

  • Edinaldo | 3 anos, 7 meses atrás

    Só mudarão os mosquitos, as m... serão as mesmas!!!

    8 3 Responder

  • Penélope Charmosa | 3 anos, 7 meses atrás

    Se pegar na mão de um desses, desinfete com creolina! Nova Iorque tem 13 vereadores e Patos de Minas tem 17.

    15 4 Responder

    José Batista Gomes - 3 anos, 7 meses atrás

    ESCLARECIMENTO À PENÉLOPE CHARMOSA - O Conselho da Cidade de Nova Iorque (em inglês, New York City Council) é o órgão unicameral que corresponde à instituição responsável pela elaboração e manutenção do poder legislativo da cidade de Nova Iorque. Este conselho é formado por 51 representantes de comitês distritais (vereadores), advindos dos cinco boroughs que formam o município. O conselho é o órgão responsável pelo monitoramento do desempenho dos demais departamentos que compõem o governo municipal, bem como pela elaboração e verificação do cumprimento da legislação municipal. Também é responsabilidade do conselho a aprovação do orçamento previsto para o município. ("in" Alfarrábios do Manabuiu, 2013) Pelo regulamento, cada membro do conselho pode exercer, no máximo, três mandatos consecutivos com quatro anos de duração cada um. Se desejar concorrer para um quarto mandato, este membro deverá, obrigatoriamente, aguardar um período de quatro anos de inelegibilidade.

    10 18

    Salete Federal - 3 anos, 7 meses atrás

    É duro ver alguém comentando o que não sabe e tentando transformar mentira em verdade - ainda mais com o codinome PENÉLOPE CHARMOSA. Deve ser mais uma daquelas analfabetas de plantão que sorriem nas redes sociais, se fingem de cultas, mas ocultam a burrice com comentários idiotas. Esse pessoal do Manabuiu é, no mínimo, o máximo. Parabéns, professor José Batista - a burrice tem limites, a informação, não, A cultura e o conhecimento tem seguidores, por isso eu o sigo sempre. Juntos somos fortes pela cultura e pela educação!

    2 11

    Oliveira - 3 anos, 7 meses atrás

    ESCLARECIMENTO A JOSE BATISTA GOMES - Nova Iorque CONTINUA TENDO 13 vereadores e Patos de Minas CONTINUA TENDO 17. A cidade de NY tem 8,5 *MILHOES* de habitantes, Patos tem 0,15. Patos nao precisa nem da metade desses ""trabalhadores". Ta ganhando quanto, José???

    11 4

    Geraldo Mendonça - 3 anos, 7 meses atrás

    Esse José Batista é cupinha do Pedro Lucas, era até secretário dele, já foi ASPONE.

    5 2

  • Pai Vaca | 3 anos, 7 meses atrás

    Eco. Dá nojo mesmo! Cada inútil custa o valor de um hospital por mandato.

    12 4 Responder

  • mesma coisa | 3 anos, 7 meses atrás

    Francisco Frechiani e Pedro Lucas são a mesma coisa em épocas diferentes!

    21 9 Responder

    Helen - 3 anos, 7 meses atrás

    Quem é Pedro Lucas para ter o conhecimento do Chico? ?!! Outro nivel. Chico tem embalsamento. Pedro é mané..arrogante. .prepotente. . Burro mesmo. Vai pro ostracismo.

    3 9

    Vicente Lima - 3 anos, 7 meses atrás

    Com certeza essa Helen é aspone do referido vereador.

    3 3

carregar mais comentários