Enquanto a Universidade Federal de Uberlândia e a sociedade patense lutam para concluir a construção do Campus em Patos de Minas, o Campus da Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba apresenta números impressionantes. A instituição oferece 10 cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e até doutorado. Quase 2 mil alunos vão iniciar as aulas no próximo mês.

Embora pertença ao mesmo programa de expansão do ensino superior – REUNI – que obrigou as universidades federais a abrirem novos Campi, como a UFU fez em Patos de Minas, a construção do Campus da UFV de Rio Paranaíba é um pouco diferente. Enquanto aqui alguns poucos brigavam para saber quem lucraria mais com a doação do terreno para construir o Campus da UFU, lá os moradores se uniram em prol do projeto e até as crianças doaram dinheiro para a aquisição do terreno onde hoje a universidade está instalada.

Em julho deste ano, o Campus da UFV de Rio Paranaíba completa 14 anos com motivos de sobra para comemorar. A enorme estrutura é de causar inveja. São 146 professores mestres e doutores, 93 servidores técnico-administrativos e 40 colaboradores terceirizados trabalhando na formação dos quase dois mil alunos. Além dos 10 cursos já existentes, a direção da UFV trabalha para a abertura de novas especialidades.

Em visita ao Patos Hoje, Renato Adriane Alves Ruas – diretor geral do Campus da UFV em Rio Paranaíba disse que estudos estão sendo feitos para a criação de novos cursos. Todo o trabalho está sendo feito para que o Campus da UFV em Rio Paranaíba se consolide ainda mais na região. “O propósito desta iniciativa é criar mais visibilidade para o Campus e contribuir para a sua consolidação na região, oferecendo serviços públicos de qualidade para um maior número de estudantes”, disse ele.

A direção do Campus apresentou uma longa agenda de atividades que serão desenvolvidas ao longo de 2020, começando já na próxima semana com a visita da secretária de estado da agricultura de Minas Gerais, Ana Maria Valentini.