A fábrica ficará situada na região do Distrito de Alagoas.

À frente da direção da empresa, que está perto de completar 70 anos de fundação, Carlos Giunquetti, diretor-geral, não esconde o desejo de comemorar em 2015 a história de sucesso e solidez da “Alimentos Wilson”. A empresa, fundada por um imigrante japonês, não escolheu Patos de Minas, no Alto Paranaíba, para sua nova fábrica por acaso. Alguns fatores importantes pesaram na escolha, como o clima favorável ao cultivo do tomate, principal matéria-prima; terra fértil e abundante em água também favorecem a produção de um produto de altíssima qualidade.

Segundo ele, só se houver entraves para mudar a programação e o planejamento da empresa, que, após ter definido a área onde será construída a nova planta, na região de Alagoas, tem agora pela frente as questões burocráticas para serem resolvidas, tais como o licenciamento ambiental, outorga de água, energia, etc. A “Wilson” também precisa apresentar o Protocolo de Intenções ao governo de Minas Gerais e ao Indi, com algumas propostas para incentivos fiscais, que vão viabilizar a instalação da empresa paulista no Estado.

“A produção no primeiro ano será de 60 mil toneladas, numa área de 600 hectares; no segundo, 100 mil toneladas, em 1.000 hectares de área plantada”, diz Carlos Giunquetti. “A ‘Wilson’ também pretende cultivar mil toneladas de pimenta para fabricação de molho a partir do segundo ano em Patos Minas”, finalizou.

Distrito Industrial – Negociações estão sendo realizadas entre a Prefeitura Municipal e órgãos do governo do Estado, com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e as Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig) para viabilizar a construção do novo distrito industrial. O local necessita de toda a infraestrutura para receber a “Alimentos Wilson” e outras empresas que desejarem se instalar aqui no Município.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas