Há alguns meses, o Patos Hoje flagrou um rio de tinta azul escorrendo para o Rio Paranaíba.

Em 1992, a Organização das Nações da Unidas – ONU – declarou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. O objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para conter a contaminação e degradação deste importante bem natural.

A data serve de alerta para a situação do Rio Paranaíba em Patos de Minas. Embora a população pague mensalmente pela Taxa de Esgoto, a Estação de Tratamento ainda está longe de começar a funcionar. São toneladas e mais toneladas de esgoto despejados in natura diariamente no Rio Paranaíba.

Em épocas mais secas do ano, a poluição é tanta que chegar a mudar a cor da água. A mortandade de peixes é comum no trecho que corta a cidade. Há alguns meses, o Patos Hoje flagrou um rio de tinta azul escorrendo e aumentando ainda mais a poluição que já toma conta do Rio Paranaíba.

Dois terços do planeta terra são formados por água, mas apenas 0,008% do total da água do planeta é potável. A degradação de córregos, rios e represas pela ação do homem aumenta a preocupação de que pode faltar água potável para o consumo humano, como já ocorre em algumas partes.

O cantor e compositor patense, Dennis Lima, compôs a canção “Pote de Esperança” como forma de conscientização das pessoas para a importância da preservação. Confira!

Autor: Maurício Rocha