A mnifestação teve uma série de apresentações no centro da cidade.

A 1ª Caminhada da Igualdade Racial marcou as comemorações do Dia da Consciência Negra na manhã desta sexta-feira (20) em Patos de Minas. Centenas de estudantes de escolas estaduais participaram da manifestação que percorreu algumas das principais ruas da cidade e terminou com uma série de apresentações na Praça do Coreto.

Este ano, a Secretaria de Estado da Educação decidiu mobilizar as escolas para promover a igualdade racial. O assunto virou alvo de debate entre os estudantes das escolas estaduais e foi tratado de diferentes formas. A influência da cultura negra na sociedade brasileira, como dança, a arte e a culinária foram estudadas em sala de aula.

A grande mobilização pela promoção da igualdade racial terminou com o desfile dos estudantes na manhã desta sexta-feira. Máscaras, trajes da época mais dura vivida pelos negros no Brasil, capoeira e danças africanas fizeram parte da manifestação. Os alunos também produziram faixas e cartazes com referências às histórias de luta do povo negro.

Representantes da Associação dos Quilombolas participaram da manifestação e aprovaram a iniciativa da Superintendência Regional de Ensino. O professor Omar lembrou do preconceito que sofreu quando ainda era estudante e dos avanços conquistados pela sociedade brasileira. Ele destacou, no entanto, que ainda há um longo caminho a percorrer.

Mesmo diante de tantas conquistas, os negros ainda sofrem os mais diversos tipos de discriminação e ainda lutam pela igualdade.

Comemoração do Dia da Consciência Negra

As comemorações do Dia da Consciência Negra em Patos de Minas terão prosseguimento neste final de semana também na Praça do Coreto. No sábado (21), a partir das 18h, haverá apresentações folclóricas e dança. No domingo (22), também a partir das 18 horas, além das apresentações culturais, haverá a eleição do Garoto e da Garota Quilombola.

Autor: Maurício Rocha