Um atraso no início da vacinação formou uma grande fila no posto do Bairro Copacabana.

O Dia D de vacinação contra gripe começou na manhã deste sábado (12) em Patos de Minas com filas e reclamações. Muitas pessoas acordaram cedo para receber a dose da influenza no horário informado pela Prefeitura Municipal, mas a distribuição só começou uma hora depois.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, a vacinação começaria às 7h00 deste sábado e várias pessoas, principalmente idosos, foram até os postos para serem vacinados. Não foi o que aconteceu.

Os servidores do Posto Dona Amélia Pereira de Andrade Barcelos, no Bairro Guanabara, disseram que a vacinação só iria começar às 8h00. Eles disseram que 7 horas seria o horário para eles chegarem aos postos e organizarem o material para a vacinação.

Eles também contaram que o erro de comunicação foi da Secretaria de Saúde e que não tinham o que fazer. O problema foi repassado para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura que informou que outros postos começaram a atender antes das 8h00.

A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A, B e C, que circulam de forma sazonal e infecta a população. Devem ser imunizados, gratuitamente, os grupos específicos e pessoas consideradas em situação de risco: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos; Gestantes; Puérperas (até 45 dias após o parto); Trabalhadores de saúde; Povos indígenas; Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; População privada de liberdade; Funcionários do sistema prisional; Professores da rede pública e privada; Pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis; Pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Em Patos de Minas, o Dia D vai até as 17 horas (ou enquanto durarem os estoques), em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, sendo 16 postos na área urbana e 4 da área rural.

Numa ação inédita, a Prefeitura firmou parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e durante o período de vacinação, os alunos dos cursos da saúde da instituição, juntamente com os professores e servidores municipais, darão apoio ao posto de saúde, localizado no bairro Nova Floresta, e farão a vacinação em um ponto de atendimento instalado na praça central do bairro Abner Afonso.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde está prevista a distribuição de 10 mil doses para as 20 unidades de saúde de Patos de Minas. A secretaria orienta que o paciente deverá levar seu cartão de vacina.