Danielle Silva, 22 anos                    Tatiele Silva, 30 anos,                 Kellen Oliveira, 37 anos. (Fotos: Gil Leonardi)

Vestidos de festa, em vez dos tradicionais uniformes vermelhos. Sandálias de salto alto, no lugar de chinelos de borracha. Foi assim que oito detentas de quatro unidades prisionais das cidades de Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas desfilaram na etapa regional do Triângulo Mineiro das seletivas para o Miss Prisional 2016. Tatiele Aparecida Silva, de 30 anos, foi a grande vencedora do concurso e conquistou a faixa de Miss Prisional Triângulo Mineiro. A representante patense Danielle Lusia Silva, de 22 anos, ficou em segundo lugar.

As oito candidatas desfilaram para um júri composto por juízes, promotores, defensores públicos e diretores de escolas da região. Foram avaliadas nos quesitos beleza, simpatia, postura, corpo, rosto e desenvoltura. Mais que um concurso que destaca a beleza das custodiadas em Minas, o Miss Prisional e suas etapas regionais têm como objetivo resgatar a autoestima das mulheres privadas de liberdade, humanizar o cumprimento da pena e promover a ressocialização.

O diretor referência no Triângulo da Subsecretaria de Administração Prisional (SUAPI) e diretor geral da Penitenciária Jacy de Assis, em Uberlândia, Adanil Firmino da Silva, tem certeza absoluta do resultado de um dia repleto de autoestima. “O clima na unidade prisional, antes e depois de eventos como este, fica mais leve. O convívio das presas com as outras detentas e até com os funcionários melhora”.

Além do Triângulo, Zona da Mata, Sul de Minas, Norte de Minas e Vale do Rio Doce escolherão suas representantes para a grande final do Miss Prisional. Em junho, as vencedoras de cada região irão concorrer ao título de Miss Prisional 2016, durante evento no pátio de banho de sol do Complexo Penitenciário Estevão Pinto, em Belo Horizonte.

Autor: Maurício Rocha com Agência Minas