Desmatamento começa mais cedo na Amazônia e dobra em janeiro na comparação anual

Mais de 280 quilômetros quadrados da floresta tropical brasileira foram destruídos em janeiro

publicado em 07/02/2020,


O desmatamento agressivo da Amazônia está começando mais cedo neste ano, disseram agentes do Ibama, ao passo que nesta sexta-feira dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostraram que a destruição dobrou em janeiro se comparada com um ano atrás.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
TeraByte - Especial Notícias

Mais de 280 quilômetros quadrados da floresta tropical brasileira foram destruídos em janeiro, de acordo com dados preliminares do (Inpe), que só divulgou dados dos 30 primeiros dias do mês, sem dar explicações.

O desmatamento da Amazônia brasileira disparou no ano passado, e ativistas ambientais dentro e fora do Brasil responsabilizaram o presidente Jair Bolsonaro ao apontarem que seu governo está enfraquecendo mecanismos de proteção ambiental e que sua retórica incentiva a ocupação ilegal, a grilagem e a atividade de madeireiros clandestinos.

Bolsonaro diz que o país continua sendo um modelo de conservação e que é demonizado injustamente pelos ambientalistas.

O desmatamento recuou das cifras recordes de mais de 1.000 quilômetros quadrados por mês entre julho e setembro, devido à chegada da estação de chuvas, quando o solo da floresta se transforma em lama, dificultando o transporte terrestre em certos lugares.

Mas ao invés de diminuir para níveis mínimos, como em anos anteriores, três agentes de proteção ambiental disseram à Reuters que o desmatamento continua atipicamente alto para esta época do ano, já que madeireiros clandestinos e grileiros ainda atuam agressivamente.

“Houve uma diferença muito grande”, disse um deles. “A gente achou que ia dar uma queda, né? Por conta do clima e tudo mais, mas não ocorreu.”

Um segundo agente disse que, normalmente, não há muito trabalho a fazer em janeiro, mas que neste ano “o desmatamento começou mais cedo, então a gente foi mais cedo para campo”.

Os agentes falaram sob condição de anonimato, já que o governo proibiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de responder à mídia no ano passado.

A assessoria de imprensa do Ibama e o Ministério do Meio Ambiente não responderam a pedidos de comentários.

Os dois agentes disseram que encontraram madeireiros com maquinário pesado, até “serrarias móveis”, em áreas protegidas, como reservas indígenas, o que é muito atípico nesta época do ano.

A agência continua com problemas sérios de falta de financiamento e pessoal, o que os agentes dizem impedi-los de deter a alta do desmatamento.

“A situação continua muito ruim. Está cada vez mais perigoso, e a população cada vez mais encorajada a não aceitar a fiscalização”, disse um terceiro agente do Ibama.

Bolsonaro já repreendeu o Ibama devido ao que chama de multas ambientais excessivas.

Fonte: Reuters

Postado em 07/02/2020
Compartilhe:

3 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Forasteiro | 1 semana atrás

    Daqui uns dias vai criar lei pra destruir os morro pra fica plano kkkkk....Pra ver se dá para planta...Brasil não precisar desmantar mais nada como propõe este governo nós temos muitas terras já para produzir..tem que ir aumentado e a produtividade...por hectare...

    7 1 Responder

  • Toninho | 1 semana, 1 dia atrás

    Aqui em patos também tem desmatamento, dentro da cidade, ninguém fala nada, estão preocupados com Amazônia ????????????????????????????????????

    5 9 Responder

  • Riala Mafon | 1 semana, 3 dias atrás

    Do meu lado tem um bolsominion que me chama de louco. Louco eu serei e de consciência leve tentando fazer o melhor para o Brasil. 1) Foi liberada a pesca em reservas ambientais: 2 ) Ele demitiu um funcionário do Ibama que o havia multado, por vingança. 3 ) A família toda havia perdido as CNHs por excesso de pontos perdidos, ele manda retirar radares e dificulta o trabalho da Polícia Rodoviária; 4 ) O óleo derramado no oceano no Nordeste foi ignorado por ele, vingança. 5 ) Ele quer pirraçar o PT com o desmatamento, cedendo a grilagem para garimpo e criadores de gado, ofereceu ao Canadá a extração de pedras preciosas através de máquinas modernas e destruidoras. 6 ) A finalidade maior do desmatamento é transformar a Amazônia numa área sem utilidade natural de preservação, para que os EUA ocupem de uma vez militarmente a região. Lembrem-se das continências aos Estadunidenses e a bandeira dos EUA.??? " I love you, Trump ! " Como seguidor do Olavo de Carvalho, ele não acredita em meio ambiente, não acredita em aquecimento Global, mas pudera, ele crê que a Terra é plana. Até o astronauta que os EUA não quiseram levar , mas os russos levaram, não diz nada a repeito da esfericidade da Terra. Que Deus tenha piedade de nós !

    25 8 Responder