A Semana Nacional do Meio Ambiente, criada pela ONU, tem o objetivo de chamar a atenção de governantes e da população para a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente. Para garantir mais medidas em favor do Meio Ambiente e de todos os empreendedores, a implantação da SUPRAM- Superintendência Regional de Meio Ambiente- vinha sendo planejada para ser instalada em Patos de Minas, mas acabou sendo vetada pelo Governador Romeu Zema.  Sobre isso, nossa equipe de reportagem foi até o gabinete do Deputado Estadual Hely Tarquínio falar mais sobre o assunto.

O deputado disse que não vê com bons olhos o veto dado pelo chefe do Governo de Minas Gerais. Segundo ele, a medida vai impossibilitar que a cidade gere empregos e que o produtor rural, empresários e outras pessoas ligadas ao meio ambiente tenham mais comodidade para obter licenças ambientais e outros tipos de serviços. “Teve empresa aqui na cidade que demorou mais de dois anos para conseguir a licença ambiental e isso não pode acontecer porque implica no atraso econômico e social da nossa região”.

De acordo com o parlamentar, para obter licenças ambientais é preciso ir até Uberlândia, depois conversar com o governo, ou seja, são trâmites demorados que poderiam ser realizados com mais facilidade e agilidade caso houvesse uma matriz da SUPRAM em Patos de Minas. Nós perguntamos se o parlamentar irá tentar algo para derrubar o veto do governador e ele disse que está fazendo o possível. “Esse veto vai ser derrubado logo, logo, sem dúvida alguma o governador precisa ver que a instalação da SUPRAM aqui é de suma importância para nossa região”.

Ainda segundo ele, prefeituras da região cederiam trabalhadores para ocupar os cargos na capital do milho. “Nós já conversamos com vários prefeitos aqui da região e eles se disponibilizaram a ceder funcionários para ocupar alguns cargos além de muitas famílias que começariam em um novo emprego que com certeza a SUPRAM geraria aqui na cidade. É lastimável esse veto do Governador Romeu Zema e nós vamos fazer de tudo para derrubar esse veto.”

A Superintendência Regional de Meio Ambiente  tem a finalidade de gerenciar e executar as atividades de regularização, fiscalização e controle ambiental na sua respectiva área de abrangência territorial. Também é responsável por promover o acompanhamento do processo de regularização ambiental, decidir sobre os processos de licenciamento e de autorização para intervenção de atividades e empreendimentos potencial ou efetivamente causadores de poluição ou degradação ambiental.