Imagem Patos Hoje

Patos de Minas sediou nesse sábado (01), o 1º Fórum Desafios da Contemporaneidade – Perspectivas Psicológicas na Saúde Mental e no Bem-Estar. O encontro foi promovido pelo Programa “Amor Exigente”, Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas – Comad e Faculdade Patos de Minas.

O avanço da tecnologia tem provocado muitas mudanças nos hábitos sociais. A dependência da internet e das redes sociais e seu uso compulsivo, por exemplo, pode causar novas doenças, entre elas a depressão. São os males da contemporaneidade que vem se tornando um desafio para autoridades e profissionais de saúde.

O 1º Fórum Desafios da Contemporaneidade reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade para debater o assunto em Patos de Minas. O encontro, além de levantar questões como a depressão, que leva ao suicídio e ao consumo de álcool e drogas, foi também para buscar alternativas para resolver o problema.

Wilson Papala, coordenador do Programa Amor Exigente e um dos idealizadores do Fórum, destacou o aumento do consumo de álcool entre os adolescentes em Patos de Minas. Segundo ele, a busca pelo álcool é o primeiro sintoma de um desequlíbrio psicológico e acaba se tornando a entrada para outras drogas.

Especialistas no assunto como a doutora em ciência política pela UFMG, Viviane Peninele e Silva, a mestre em ciências da saúde pela UFU, Elaine Bordini Villar e do psicólogo clínico, Mizael de Jesus, participaram do Fórum. Profissionais que atuam nos Cras e Creas, que atuam diretamente com a população, também estavam presentes e ganharam mais conhecimento para tratar das demandas que surgem diariamente.