Lagoa do Bairro Planalto.

A degradação das represas e lagoas existentes no perímetro urbano de Patos de Minas tem sido motivo de preocupação. Elas estão em áreas de preservação permanente, mas a ação do homem tem comprometido a manutenção dessas áreas. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente informou que vai levar o problema para as autoridades ambientais.

Na chamada Lagoa do Bairro Planalto o despejo de entulho chama a atenção. Moradores encaminharam fotos da sujeira para o CODEMA. Até mesmo pneus velhos estão sendo jogados no local. Segundo o presidente do Conselho, Ivanildo Alves, a lagoa é de propriedade particular, mas deve ser protegida, até mesmo porque tem função importante na captação da água das chuvas e para evitar que o bairro seja inundado.

Ainda no bairro Planalto, a enorme Lagoa existente nos fundos da Ceasa Regional também precisa de proteção. Segundo Ivanildo, a área de preservação pertence ao município e precisa de cuidados para que continue cumprindo a função de abrigar as águas pluviais. “Foi um descuido a gente não ter pedido a urbanização dela”, explicou Ivanildo.

A situação mais preocupante é a da represa existente nos fundos do Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz. A grande quantidade de lixo e entulho jogada no local impressiona. Até mesmo postes de iluminação pública quebrados foram jogados no local.

O presidente do CODEMA informou que a situação das lagoas existentes no bairro Planalto será detalhada em um relatório que será encaminhado à Administração Municipal, à Polícia Militar de Meio Ambiente e ao Ministério Público para que providências sejam tomadas no sentido de proteger as áreas de preservação ambiental.