Vestidos com a camiseta da campanha, eles pediram a inclusão da legenda.

Os surdos de Patos de Minas fizeram um manifesto nessa quarta-feira (20) em Patos de Minas. Eles foram até o Pátio Central Shopping e mostraram a importância da legenda para quem possui a deficiência. O ato faz parte de uma Campanha Nacional para incluir a legenda em filmes, peças teatrais e outros eventos culturais. “Legenda para quem não ouve, mas se emociona”.

Vestidos com a camiseta da campanha, eles pediram a inclusão da legenda. Usando a língua de libras, eles reforçaram o pedido que vai garantir a inclusão dos deficientes em teatros e cinemas. “Direito ao lazer, faz parte da cidadania”, escreveram nas camisetas. Crianças, homens e mulheres participaram do ato. Eles fizeram fotos para divulgar nos veículos de comunicação e nas redes sociais.

A Campanha Legenda Nacional foi criada em 2004. Garantida pela Constituição Federal e pela legislação, a acessibilidade é condição para utilização, com segurança e autonomia, dos serviços, dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoas com deficiência auditiva, visual ou intelectual. “Todas as pessoas são iguais perante a lei”, como diz o texto constitucional.

Os manifestantes receberam o apoio dos lojistas. A campanha reivindica a inclusão da legendagem descritiva em exibições no cinema, televisão, teatros, shows, CDs/DVDs e na internet.

A Assessoria de Comunicação do Pátio Central esclareceu que, de acordo com a legislação os filmes nacionais e estrangeiros exibidos nos cinemas de todo o país, devem ser legendados pelas distribuidoras e dispor de rótulos descritivos, audiodescrição e linguagem de sinais que auxilia os portadores de algum tipo de deficiência na compreensão da mensagem.