Em pelo menos duas casas avaliadas na manhã desta segunda-feira (19), os moradores foram orientados a sair.

A semana começou com muito trabalho para os homens da Defesa Civil. As chuvas que caíram com grande intensidade no final de semana em Patos de Minas abalaram a estrutura de alguns imóveis. Em pelo menos duas casas avaliadas na manhã desta segunda-feira (19), os moradores foram orientados a sair até que o risco de desabamento seja sanado.

Segundo o tenente Fernandes, coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, pelo menos um morador da rua da Ladeira, no bairro Nossa Senhora Aparecida, foi orientado a deixar o imóvel. O muro de uma residência caiu e acabou abalando a parede da casa. Uma reforma terá que ser feita no local para reforçar a estrutura.

Na rua Deocleciano Mundim, no bairro São Francisco, o conjunto de casas existentes em um mesmo lote também apresentou problemas. O telhado de um dos imóveis cedeu e a parede ficou comprometida. Um muro feito de tijolinhos também ameaça desabar. A estrutura de alvenaria é mantida por escoras de madeira.

Segundo os vizinhos que acionaram a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, o local é habitado por um casal e três crianças pequenas. O coordenador da Defesa Civil informou que o proprietário do imóvel será orientado a sanar os riscos de desabamentos que existem no imóvel. A queda de um muro sobre uma criança, por exemplo, pode ser fatal.

A previsão da meteorologia é de mais chuva em Patos de Minas durante toda esta semana. Segundo o tenente Fernandes, as pessoas que moram em áreas com possibilidade de deslizamentos de encostas ou inundações devem ficar atentas e acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros sempre que for detectado algum tipo de risco.