Foto: Arquivo Patos Hoje

O Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o 2º Tenente do Corpo de Bombeiros, João Fernandes Caixeta, reforçou nesta segunda-feira (22) o alerta para que as pessoas procurem se vacinar contra febre amarela devido ao grande número de ocorrência da doença no estado. Já foram 22 casos em Minas Gerais com 16 mortes.

De acordo com o comunicado, a Proteção de Defesa Civil de Patos de Minas orienta a população que no Estado de Minas Gerais está ocorrendo um grande números de pessoas contaminadas pelo vírus da Febre Amarela. “Fiquem todos orientados que devem verificar se em seus cartões de vacina constam que vocês já foram vacinados e que sua vacina está com a validade em dia”, disse.

A nota pede às pessoas que forem viajar para algum lugar que ouviram falar que está ocorrendo casos em que pessoas foram infectadas com o vírus da Febre Amarela para ficarem atentos e usarem repelente. “Vamos fazer de Patos de Minas uma cidade Resiliente na Prevenção Contra a Febre Amarela”, destacou.

O Governo de Minas Gerais publicou, nesse sábado (20), decreto que declara Situação de Emergência em Saúde Pública Regional, pelo período de 180 dias, em razão do registro de casos prováveis de Febre Amarela no Estado.  O decreto garante a tramitação em caráter de urgência de todos os procedimentos relacionados à referida situação de emergência em saúde pública regional.

Desde o início do 2º período de monitoramento da Febre Amarela, que vai de julho de 2017 a junho de 2018, foram confirmados 22 casos de Febre Amarela em Minas Gerais, sendo que 16 evoluíram para óbito. O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG, Rodrigo Said, explica que desses 22 casos confirmados da doença, 17 foram registrados em municípios da Região Metropolitana, o que corresponde a 77% dos casos nessa região.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os postos de saúde em Patos de Minas continuam vacinando contra a doença. As pessoas que já foram vacinadas não precisam de uma segunda dose.