12° Batalhão do Corpo de Bombeiros.

Tendo em vista a pandemia contra o novo coronavírus, desde o dia 25 de março de 2020 foi desencadeada uma campanha pela Defesa Civil de Patos de Minas/MG para um cadastro de reserva de voluntários para ações emergenciais e humanitárias. De forma surpreendente, até o presente momento, mais de 230 voluntários se cadastraram como voluntários para ajudar em ações de proteção e defesa civil.

Agentes voluntários de Proteção e Defesa Civil como profissionais de várias áreas atenderam o chamado neste momento de dificuldade para o povo patense e se prestam a ajudar de forma humanitária o próximo. Psicólogos, técnicos em enfermagem, cuidadores de  idosos, fisioterapeutas, estoquistas, autônomos em geral, estudantes de diversas áreas (odontologia, medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, enfermagem), pedagogos, biomédicos, técnicos em eletrônica, agentes de endemias, profissionais do samu, veterinários e vários membros da comunidade, manifestaram seu interesse realizando o cadastro.

“Sabemos o quanto o trabalho voluntário é importante. Neste momento de crise não seria diferente. O voluntariado assume um papel de destaque em Patos de Minas/MG”, ressalta o Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional e Coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas/MG. “É um momento em que temos que unir forças para, juntos, superar as dificuldades o quanto antes, todos os segmentos da comunidade, principalmente as empresas e a sociedade civil organizada”, afirma.

“Embora o objetivo, agora, seja a emergência de saúde por causa da Covid-19, a proposta é que o banco de dados se torne permanente, funcionando como um elo entre o poder público, voluntários e entidades sociais. Conforme a área assinalada pelo voluntário para atuação, a superintendência encaminhará os cadastrados à secretaria ou órgão correspondente. A partir daí, os responsáveis por cada área entram em contato para validar as informações apresentadas no cadastro e alinhar os termos do serviço a ser prestado. Todo este apoio tem um significado muito forte. Mesmo em um momento em que é necessário se recolher, essas pessoas escolheram ser solidários e se disponibilizam a ajudar os órgãos e entidades que necessitam de suporte”, afirma a Coordenador da Defesa Civil  de Patos de Patos de Minas/MG, 2º  Tenente BM Fernandes.
Campanha de arrecadação de itens prioritários

Continua a todo vapor, as doações para a Defesa Civil de Patos de Minas para serem distribuídas entre entidades sociais e órgãos da área da saúde, órgãos de segurança e outros locais de maior vulnerabilidade. A prioridade é por produtos de higiene e esterilização, como sabão em barra, sabonete, álcool 70% líquido ou em gel, insumos como máscaras, luvas e aventais.

As doações podem ser feitas em contato com o telefone 199 da Defesa Civil de Patos de Minas. Já foram doados mais de 1.600 (mil e seiscentos) litros de álcool 70% liquido e mais 100 aventais para equipamentos de proteção individual para atenderem as necessidades de vários órgãos e entidades sociais. As doações continuam e devem ser feitas para a Defesa Civil de Patos de Minas em contato com o telefone (34) 9 9975 6552.

Para se inscrever como voluntário acesse clique aqui .