349669 2216 Ok
Cemil 2017
Publicado em 18/05/2017
Compartilhe:

Decoração exuberante e deliciosos pratos marcam 36ª Edição do Festival de Pratos Típicos

O evento voltou a acontecer no Paiolão.

A bela decoração chamou a atenção. 

O Festival de Pratos Típicos mais uma vez foi um sucesso. A 36ª Edição, ocorrida na noite dessa quarta-feira (17), teve dezenas de pratos todos feitos com milho e uma bela decoração. O evento que é uma tradição dentro da programação da Fenamilho atraiu centenas de pessoas que puderam degustar os vários e criativos pratos todos feitos com milho, produto símbolo de Patos de Minas.

Diferente do ano passado, esta edição voltou a acontecer no Paiolão. Uma decoração com muitas flores artesanais e plantas deixaram o espaço deslumbrante. Uma passarela foi montada no centro do salão que ficou rodeado pelos vários pratos típicos. O púbico prestigiou em peso o evento que é um dos mais tradicionais da Fenamilho.

O Festival de Pratos Típicos com Milho é idealizado pela Emater e realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e com a Prefeitura para valorizar a cultura patense do cultivo do milho e para incentivar o consumo deste cereal, que está presente no dia-a-dia das pessoas por ter um alto valor nutricional.

E o festival foi mesmo digno do nome. Houve diversos pratos feitos com milho. Os convidados levaram balas de milho, bombons de milho, bolos de milho, broas de milho, mousses de milho, pães de milho, doces de milho, pudim de milho e até os mais tradicionais caldos, espigas de milho cozidas, pamonhas, mingau de milho e muito mais.

As vencedoras do Festival fizeram verdadeiras obras de arte. Hilda Pereira, ganhadora pela sétima vez seguida do evento, levou um Bem Casado muito bonito e delicioso. Lindaura Piau, que está no seu 5° troféu, preparou um Bem Bolado de Milho. E Adia Brito fez um Suflê de Milho que era de dar água na boca.

As três vencedoras destacaram o festival e ressaltaram o quanto é bom participar. Após a premiação, as Marias Artesãs também foram homenageadas. Elas completaram 15 anos de trabalho e diversas exposições. Elas ganharam um bolo no palco do evento e foram felicitadas pelo público que cantou um caloroso parabéns.

Rainha e princesas do milho de 2016 e as três candidatas ao título de Rainha Nacional do Milho 2017 se apresentaram aos presentes. Os convidados da 36ª edição do Festival de Pratos Típicos puderam apreciar as deliciosas receitas apresentadas pelos participantes ao som de canções que marcaram gerações.

Imagens atualizado em 18/05/2017 • 57 fotos

  • Hilda Pereira com o prato Bem Casado de Milho
  • Lindaura Piau com o Prato Bem Bolado de Milho
  • Adia Brito com o Prato Suflê de Milho

Autor: Farley Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 18/05/2017
Compartilhe:

21 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • lingua quente | 3 meses atrás

    Parabéns às Marias Artesãs que ajudaram na decoração com seus suados trabalhos, mas infelizmente quem acaba lucrando com o trabalho delas são os atravessadores!

    0 0 Responder

  • Consciência | 3 meses atrás

    Enquanto Brasília pega fogo, em Patos de Minas acaba tudo em pamonha! Ô atraso viu!

    0 3 Responder

    Grecia - 3 meses atrás

    O famoso pão e circo :v

    1 0

  • Lilica | 3 meses atrás

    Na minha opinião deveriam ganhar homenagem de honra somos nós empregadas domésticas dessa nata que vai nesses festivais!! Porque no dia seguinte até bago de milho no cesto do banheiro e nas cuecas com rajas de milho somos obrigadas a ver é a limpar. Eu protesto

    3 1 Responder

  • Lilica | 3 meses atrás

    Na minha opinião deveriam ganhar homenagem de honra somos nós empregadas domésticas dessa nata que vai nesses festivais!! Porque no dia seguinte até bago de milho no cesto do banheiro e nas cuecas com rajas de milho somos obrigadas a ver é a limpar. Eu protesto

    0 1 Responder

  • Odete | 3 meses atrás

    Amadas, todo mundo aparece chique nas fotos, mas meninas, tenha gente lá que só não comeu as samambaias porque não servirão. Fiquei abismada com a falta de classe.

    1 0 Responder

  • SORAYA MONTENGRO - SÓ TRABALHO COM A VERDADE | 3 meses atrás

    O Festival de Pratos típicos estava tudo muito lindo, tudo muito gostoso, muito organizado, mas que está MUITO LONGE de representar a cultura de Patos. Além de ser uma grande farsa... Ou algum ser acredita mesmo que as "dondocas" que vão para a cozinha botar a mão na massa? Quando não encomendam, o mais comum, são as secretárias do lar (uu como muitas insistem em chamar ainda, as empregadas) que passam a tarde soando na cozinha, enquanto as patroas estão nos salões para aparecerem lindas "cof", "cof" nas fotos. Mas é claro que há exceções, e geralmente essas são as que colocam a mão na massa e ficam indignadas quando veem pratos comprados de outros lugares. O FESTIVAL DE PRATOS TÍPICOS deveria acontecer de outra forma, para que a população tivesse voz e vez e não apenas "os amigos do sindicato". O Festival, deveria realmente ser um FESTIVAL, tendo inicio com seletivas, la para o mês de março, envolvendo as associações de bairro e zonas rurais, primeiro seria aberto inscrições para que as pessoas nos bairros para apresentarem seus pratos, faria ai uma seletiva, depois classificaria, um de cada bairro, depois faria mais uma seletiva, ai sim chegaria na noite do Festival de Pratos, onde ocorreria todo o festival escolhendo o melhor. Assim todo mundo teria a chance de participar. Fora que poderia criar um livro anual de receitas do festival. Mas como isso é apenas uma dica de uma mera mortal, não será ouvida e ano que vem teremos mais um lindo Festival de Pratos Típicos, com as mesmas pessoas, os mesmos pratos. Enfim é por essas e outras que o povo já não anda lá animado para a Fenamilho.

    7 1 Responder

  • Rose | 3 meses atrás

    Vou fazer uma RECLAMAÇAO - fiquei sabendo que a candidata (morena) não e de Patos e sim de Monte Carmelo (tem apenas 2 anos que ela mora em Patos para fazer faculdade). Não concordo com a participação dela ( se ela fosse de outra cidade e morasse em Patos a muitos anos - ai sim). Não concordo com a participação dela. Tem muitas mulheres bonitas que são de Patos e poderiam ter sido escolhidas. Para o próximo ano isso tem que mudar.

    12 11 Responder

    Lara Pausini Afrontosa - 3 meses atrás

    Amiga, já viu as meninas que se inscrevem? Acha mesmo que tá fácil assim achar candidata para a Fenamilho? Não está. A maioria das meninas, tão se lixando para concursos que prezam apenas pela beleza, principalmente esse da Rainha Nacional do Milho, que nem é realmente sobre Beleza é sobre quem tem mais influencia no Sindicado. Sendo assim, se sinta honrada de ter alguém de outra cidade que queira te representar. E só mais uma dia, ela não é MORENA é NEGRA! Para de tentar ser politicamente correto, que isso de chamar pessoas negras de morenas, soa mais como um preconceito velado do que respeito.

    1 0

    Bunitão - 3 meses atrás

    Isso acontece, lembra da Gislaine? que foi rainha do milho ? pois é no concurso mis minas gerais ela ficou em segundo lugar, depois ela foi e se candidatou em goias, foi mis goiás e depois mis brasil.....

    1 0

    Patense - 3 meses atrás

    Olha para Você falar assim, deve estar apoiando outra candidata. Patos nunca teve uma Rainha Negra, e já está na hora pois Ela é linda e simpatica! Por isso para de inveja, pois esta na hora de mudar essas rainhas com os mesmos rostos já esta ultrapassado!

    1 0

  • Atleticano | 3 meses atrás

    Do milho eu gosto mesmo é do sabugo; hummmm :heart:

    3 3 Responder

    Agente - 3 meses atrás

    Boa.... ????????????????????????????????????

    0 0

  • Patense | 3 meses atrás

    Uma coisa tão bonita realizada pela EMATER LOCAL. Mas vou lamentar se a EMATER LOCAL fechar suas portas por falta de pagamento da contra partida do município. VAMOS REAGIR AUTORIDADES.

    6 1 Responder

  • ZE DATEMA | 3 meses atrás

    Bolo de fuba eu como aqui em casa mesmo. A maioria desses biscoitos foi comprada na padaria. kkkkkkkkkkkkkk

    9 3 Responder

carregar mais comentários