Viaturas da Polícia Militar na Delegacia de Furtos e Roubos de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Os crimes contra o patrimônio não param de acontecer e a situação não parece ter sinais de melhora. De acordo com dados do Governo de Minas Gerais, Patos de Minas registrou mais de 1500 furtos consumados, somente de janeiro a maio deste ano. Os números revelam que houve mais de 300 furtos a cada mês, cerca de 10 a cada dia.

Segundo os números do Estado, ao todo foram 1505 furtos nos primeiros 5 meses: 301 em janeiro, 265 em fevereiro, 302 em março, 309 em abril e 328 em maio. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o acréscimo foi de 160 crimes. De janeiro a maio de 2016, foram registrados na cidade 1345, um aumento de 11,89%.

Estes números não mostram os furtos na modalidade tentada. O crime de furto é aquele em que o criminoso subtrai os bens das vítimas sem que haja violência ou grave ameaça contra pessoa. São por exemplo as invasões a residência e comércios com ou sem arrombamentos, furtos de motos, carros e de celulares.

Os moradores estão cada dia mais atentos a esta crescente e vêm transformando seus imóveis e comportamentos. Instalação de mecanismos de segurança como concertinas, alarmes e cercas elétricas se tornaram itens comuns nas residências. As redes de vizinhos é outra forma de se proteger. Nos veículos, as travas, trancas e alarmes já deixaram de ser itens supérfluos há algum tempo.

Gráfico com número de furtos por mês em Patos de Minas.

Carro arrombado no Centro de Patos de Minas

Uma técnica de enfermagem entrou em contato com o Patos Hoje e alertou sobre a ação de criminosos no Centro da cidade. Ela contou que, durante a madrugada desta quarta-feira (12), seu carro teve a porta arrombada e o bandido levou o rádio, além de revirar todo o veículo. “Fica a indignação de a gente estar trabalhando dignamente e passar por isso”, alertou revoltada.