Os recuperandos seguem uma rotina de atividades que começa às 6h da manhã e vai até às 22 horas.

Quem vê a estrutura do Sistema Apac de Patos de Minas crescendo dia após dia não imagina que ate muito pouco este terreno estava praticamente vazio. A construção começou ha menos de 10 anos e todo o trabalho foi feito pelos próprios recuperandos. O método APAC economiza dinheiro, tempo e torna a recuperação dos internos muito mais eficiente do que o sistema convencional.

Se ociosidade das pessoas condenadas pela Justiça dentro dos presídios é motivo de crítica da sociedade, no método Apac, o trabalho e um dos pilares de sustentação. Os recuperandos que são levados para a Associação de Proteção aos Condenados seguem uma rotina de atividades que começa às 6h da manhã e vai até às 22 horas e que inclui trabalho, estudo, oração e muita disciplina.

Com uma estrutura de cerca de 4 mil metros quadrados construída pelos próprios recuperandos, a APAC de Patos de Minas possui oficinas de marcenaria, serralheira e corte e costura. Tem auditório, refeitório e uma escola que está fazendo toda a diferença. O Hugo Damasceno faz faculdade à distância de dentro da unidade.

Além disso, os recuperandos da APAC, através de uma parceria entre o Poder Judiciário, Ministério Público e Prefeitura, começam a oferecer mão de obra para a realização de serviços públicos. Eles trabalharam na reforma do IML e já estão atuando na recuperação de vias públicas, que estão tomadas pelos buracos.

Todo o trabalho é voluntário. Eles não recebem salários. Mas as atividades ajudam no cumprimento da pena. Para cada três dias de trabalho, um dia é descontado do tempo da pena. As aulas também contam para a redução da pena. E o método APAC vai muito além. O principal objetivo  aqui é voltado para recuperar a pessoa que foi condenada pela Justiça.

Os resultados são impressionantes. Mesmo custando três vezes menos que o sistema convencional, o método APAC consegue a ressocialização até 90% dos condenados pela Justiça, enquanto no sistema convencional esse percentual não passa de 15%. Isso significa que apenas 10% dos recuperandos da Apac voltam a cometer crimes, enquanto no sistema convencional esse percentual chega a 85%.

Com a crise do Sistema Prisional no Brasil, a APACs vem ganhando força como alternativa para amenizar o problema da reincidência criminal no país. Em Patos de Minas, a APAC recebe 36 recuperandos, mas existem planos para crescer e este número pode passar de 150 em poucos meses.