A reunião foi nessa segunda-feira (30).

A Prefeitura de Patos de Minas tem buscado apoio em diferentes setores para enfrentar a disseminação do coronavírus e para tratar com qualidade aqueles que, porventura, precisem ser assistidos em unidades de saúde locais. E nessa segunda-feira (30), essa força-tarefa ganhou o reforço essencial de hospitais privados do município que, reunidos com o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, demonstraram interesse em contribuir com a disponibilização de leitos.

Presentes na reunião, proprietários e representantes dos hospitais Imaculada Conceição, Actual e Nossa Senhora de Fátima comprometeram-se fazer o levantamento de quantos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrico (UTI) podem disponibilizar à prefeitura. Com os dados em mãos, o poder público municipal cadastrará os leitos no Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19. Assim que concluído esse processo, será divulgado o número total de leitos dedicados para tratamento da doença.

Essa habilitação será temporária e foi autorizada pelo Governo federal nos últimos dias. O assunto é tratado nas portarias 237 e 414, de 18 de março, e 568, de 26 de março.

Voluntários - A criação de um hospital de campanha, em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), também foi apontada como medida possível para atendimento emergencial por surto da doença Covid-19 em Patos de Minas. Caso venha a ser estruturada, a unidade contará com apoio voluntário de profissionais e estudantes da área da saúde que estão sendo convocados para formar um cadastro reserva.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, que está à frente dessa iniciativa, os voluntários poderão atuar também em unidades básicas de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Peluzzo (UPA). Os interessados em se cadastrar devem preencher o formulário via internet (clique aqui), informando telefone e e-mail atualizados para contato.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas