s exames foram aplicados pelo Ibope Inteligência nos dias 14 e 15 deste mês.

Patos de Minas foi o único município de Minas Gerais a cumprir a meta de aplicação de 250 testes rápidos para detecção de Covid-19 na primeira fase da pesquisa nacional coordenada pela Universidade Federal de Pelotas. A notícia foi repassada à prefeitura por meio de informe do Ministério da Saúde, que financia o estudo. Os exames foram aplicados pelo Ibope Inteligência nos dias 14 e 15 deste mês.

"Agradecemos imensamente à população patense por ter recebido os pesquisadores e os nossos agentes de combate a endemias, que acompanharam todo o trabalho. O estudo acontece em três etapas, e a segunda delas será no dia 24 de maio. Nós contamos novamente com o apoio de toda a população", disse a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques. A terceira fase da coleta de dados está agendada para 4 de junho, totalizando 750 testes.

Essa pesquisa acontece em 133 municípios brasileiros e tem o objetivo de mapear a incidência do novo coronavírus no Brasil. Além de realizar teste rápido em um morador de cada residência visitada, os pesquisadores aplicam um questionário por domicílio.

Resultado - Um resultado positivo e 249 negativos foi o saldo da primeira fase de testes rápidos para detecção do novo coronavírus aplicados em Patos de Minas pelo Ibope. O paciente que testou positivo e os contatos mais próximos dele estão em isolamento domiciliar, sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas