A serpente mediu cerca de 2 metros.

O Corpo de Bombeiros capturou nesta segunda-feira (24) uma cobra de 2 metros no perímetro urbano de Patos de Minas. A serpente havia matado uma galinha quando foi capturada pelos bombeiros. O tamanho da jiboia chamou a atenção.

O animal estava no galinheiro de uma residência no Bairro Santo Antônio. Após acionados, os bombeiros foram até o local e conseguiram capturá-la. Ela já havia feito uma galinha de presa. A ave estava morta perto da serpente que não é venenosa, mas causa medo. Ela mediu cerca de 2 metros.

Após ser capturada, a jiboia foi colocada dentro de um recipiente e solta sem lesões em seu habitat natural. Ela é um animal predador e, por apresentar os ossos do crânio e da mandíbula móveis, consegue capturar grandes presas. A jiboia geralmente alimenta-se de mamíferos, como roedores e pequenos primatas, lagartos, aves, entre outros animais. Ela mata suas presas por meio de um processo de constrição, ao envolver-se na vítima. A constrição é tão forte que interrompe o fluxo sanguíneo, impedindo a chegada de oxigênio aos órgãos.

De forma geral, pode-se observar uma diferença entre os indivíduos machos e fêmeas dessa espécie. A fêmea é maior, mas o macho tem maior cauda. São animais vivíparos, podendo nascer até 55 filhotes de uma vez. Esses filhotes podem nascer com até 60 cm de comprimento, completamente formados; às vezes, encontram-se envoltos por uma membrana transparente.

Estudiosos dizem que a jiboia e a sucuri são semelhantes, porém esta pode chegar até 4 metros, enquanto que a sucuri pode chegar a quase 3 vezes esse tamanho, sendo considerada a maior cobra do mundo.