A reunião aconteceu no gabinete do Prefeito Municipal de Patos de Minas.

Diretores da Copasa se reuniram com autoridades do município no final da manhã desta sexta-feira (26) para apresentar uma contraproposta às demandas do final do ano passado. Os representantes da Companhia reconheceram o atraso nas obras, estipularam prazo para a conclusão da estação de tratamento de esgoto e prometeram devolver alguns milhões para os consumidores por meio de descontos mensais na fatura.

Mesmo alegando que o percentual cobrado atualmente nas contas de água é referente a apenas a captação do esgoto, a direção da Copasa propôs devolver R$ 16,8 milhões com descontos mensais no valor do talão no período de maio de 2018 a abril de 2019. Entretanto, os consumidores não perceberão a redução no valor da conta, uma vez que o desconto será referente ao valor que seria reajustado na tarifa de esgoto pela ampliação do tratamento de 30% para 80%. Este desconto seria estendido caso as obras não sejam finalizadas, com 100% de tratamento de esgoto, até abril de 2019.

Com relação à reclamação sobre a qualidade dos remendos feitos pela Copasa no asfalto, a direção da Companhia propõe a celebração de um convênio com a própria Prefeitura. A Copasa repassaria para a administração municipal os valores referentes à recomposição dos estragos no asfalto decorrentes de obras de manutenção e a Prefeitura ficaria responsável pela realização do serviço.

Na proposta apresentada, a Copasa também promete concluir em 2018 as obras de implantação do sistema de abastecimento de água nas localidades rurais de Alagoas, Arraial dos Afonsos, Boassara, Horizonte Alegre, Lanhosos, Santa Maria e Sertãozinho, permitindo o início da operação até Janeiro de 2018.

Embora tenha proposto devolver dinheiro aos contribuintes, o diretor de operação norte da Copasa, Gilson de Carvalho Queiroz Filho, negou que a Companhia tenha feito cobrança ilegal dos consumidores patenses. Segundo ele, a proposta de devolução dos recursos é uma compensação à população pelo atraso na conclusão das obras de tratamento de esgoto.

O vereador Mauri da JL não gostou nenhum pouco da proposta apresentada pela Copasa. Ele questionou os valores apresentados pelos diretores da Companhia e a forma de devolução, uma vez que os valores serão abatidos de um reajuste que será feito na conta. O prefeito José Estáquio Rodrigues Alves disse que ainda precisa avaliar a proposta com mais cuidado. Ele tem 20 dias para apresentar uma resposta à direção da Companhia.