Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa.

As contas de água que estão chegando nas casas consumidores patenses trazem junto um comunicado desagradável. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa – comunica que vai reajustar para  33% o valor da tarifa que é cobrada pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Há exatamente uma semana, o Patos Hoje mostrou que a conta de água da Copasa já havia ficado 3,04% mais cara.

“Você verificará que, em 60 dias, será acrescentada em sua fatura a tarifa referente à coleta e tratamento de esgoto. Em Patos de Minas será aplicada apenas 33% da tarifa correspondente ao valor do consumo de água”, diz o comunicado da Copasa. A nota deixa dúvidas, uma vez que os consumidores patenses já pagam mais de 30% no valor da conta de água referente ao esgoto.

No comunicado, a Copasa alega que investiu R$ 183 milhões para ampliar e melhorar o sistema de esgotamento sanitário de Patos de Minas, como a construção de redes, interceptores, unidades de bombeamento e a Estação de Tratamento de Esgoto. A Companhia diz ainda que aproximadamente 90% dos imóveis da cidade têm seu esgoto coletado e tratado, antes de ser devolvido ao Rio Paranaíba.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Copasa e confirmou que o reajuste será aplicado dentro de 60 dias para todos os consumidores que estão conectados à rede da Companhia e que tem o esgoto encaminhado para a Estação de Tratamento.

O Patos Hoje cobrou da companhia uma justifica para este aumento e também questionou sobre o momento em que o anuncio foi feito, após as eleições municipais. O comunicado sobre o reajuste para 33% começou a ser distribuído na segunda-feira (16). O posicionamento da Copasa será postado neste espaço, assim que for enviado.

Nas redes sociais, os patenses já reclamam do aumento anunciado pela companhia.